A Iveco, uma das mais tradicionais marcas de caminhões no Brasil, vai investir R$ 1 bilhão nas operações na América Latina até 2025. A marca celebrou o crescimento acima do mercado na região, em especial no Brasil. Segundo a fabricante italiana, 60% do capital servirá ao desenvolvimento de novos produtos, incluindo veículos para atender ao Conama Fase 8 (Euro 6).
Outra parte do montante será usada para fazer melhorias nos processos industriais. A Iveco destinará parte do capital também para a expansão da rede e localização de componentes, bem como para a ampliação da Nexpro, sua linha de peças genuínas.
O aporte é destinado para o desenvolvimento de novos produtos, como a linha Euro VI, e serviços (programas com foco em Costumer Experience, novo plano de treinamento de pós-venda na rede de concessionários, ampliação da linha Nexpro – linha de peças testadas e homologadas pela montadora, entre outros), continuidade da expansão da Rede de Atendimento, nacionalização e localização no fornecimento de peças e componentes, incremento nos processos produtivos e contratações.
Os investimentos serão assim distribuídos:
– Desenvolvimento de Produtos: 60%;
– Processos Industriais, qualidade e recrutamento: 15%;
– Pós-venda, serviços ao cliente e rede: 13%;
– Localização de peças: 12%.
“Teremos muitas novidades em 2022 e tenho certeza que nosso crescimento sustentável ganhará mais fôlego. Continuaremos avançando no mercado de transportes”, afirma Márcio Querichelli, presidente da Iveco na América Latina.
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Este avanço, segundo o executivo, pode ser visto nos últimos balanços. Em 2021, a Iveco registrou crescimento de 70% na comparação com o ano anterior, sendo a marca full liner que mais cresceu no Brasil. Em 2020 foi a montadora que mais cresceu no mercado brasileiro, com alta de 30%. “O nosso intenso trabalho em diversas frentes – expansão da rede de concessionários, desenvolvimento de novos produtos e serviços e contratações – resultou em um crescimento muito significativo nas nossas vendas”, diz Querichelli.
De acordo com Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Produto da Iveco, a estratégia por trás dos bons resultados da empresa está relacionada ao portfólio completo da marca, dos leves aos extrapesados. “São produtos que podem atender facilmente diferentes operações do transporte de cargas. Por exemplo, a versátil Daily, que é vista nas ruas implementada com baú e até como motorhome; o Tector, que é um ‘trabalhador’ incansável nas cidades e rodovias transportando todo tipo de carga;, e os pesados Hi-Road e Hi-Way, que garantem a robustez para o cliente nas missões rodoviárias de longa distância”.
Outro foco da empresa é o programa Brasil Natural Power. A marca está investindo no desenvolvimento e produção de caminhões pesados movidos a gás, apostando na sustentabilidade e na rentabilidade do cliente. “Essa é a base do nosso Programa que, em breve, causará um impacto positivo muito forte no mercado nacional”, comenta Brandão.
Para tanto, a empresa tem investido em pessoal. Foram contratados cerca de 1 mil funcionários, entre colaboradores e executivos com grande vivência em players do segmento de transportes, para áreas-chave da montadora na América Latina.
Boas projeções, apesar da crise do abastecimento
Em 2022, a Iveco estima crescer entre 5% e 10% nas vendas. Isso mesmo diante dos desafios no abastecimento de peças. E da escassez de componentes como semicondutores. “Para chegar a essas estimativas, teremos que equilibrar algumas questões. Como a cadeia de abastecimento, por exemplo. Temos Fenatran e uma mudança na legislação a caminho. Contudo, analisando os riscos e oportunidades, acreditamos que será um ano de crescimento”, avalia o diretor comercial da Iveco, Ricardo Barion.
Fonte do artigo: Usinagem Brasil