A Goodyear revelou uma variante de pneu que contém 90% de materiais de origem sustentável e que pode rodar 500 mil km. Para se ter uma ideia, os pneus atuais têm uma vida útil média de 40 a 60 mil km. O produto já foi exaustivamente testado para uso em ruas e rodovias e deve estar disponível comercialmente em breve. O modelo deve compor a linha Eagle GO.
Ao todo, 17 ingredientes foram utilizados na produção. O novo pneu apresenta quatro tipos de carbono produzidos a partir de metano, dióxido de carbono, óleo vegetal e óleo pirólise como matérias-primas primárias.
Segundo a empresa, essas tecnologias visam reduzir emissões, promover a circularidade e incentivar o uso de carbono de base biológica, proporcionando melhor desempenho. Estima-se que sua capacidade de deslocamento esteja bem acima dos 60 milhões de quilômetros de vida útil dos veículos tradicionais, que é de 500 milhões de quilômetros.
“Continuamos a progredir em direção ao nosso objetivo de introduzir o primeiro pneu 100% sustentável na indústria até 2030”, disse Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia. “O ano passado foi fundamental para alcançar esse objetivo. Pesquisamos novas tecnologias, identificamos oportunidades para mais colaboração e utilizamos a tenacidade de nossa equipe não apenas para demonstrar nossa capacidade de produzir um pneu com 90% de material sustentável, mas também para produzir um pneu com até 70% de conteúdo de material sustentável este ano. Nossa equipe continua a mostrar sua inovação e compromisso com a construção de um futuro melhor.”
Sobre Resultados
O pneu de demonstração, composto por 90% de materiais sustentáveis, possui 12 componentes separados e 17 constituintes proeminentes, incluindo:
- O método tradicional de produção do negro de fumo, utilizado em pneus para reforço de compostos e para prolongar sua vida útil, envolve a queima de vários tipos de derivados de petróleo. Quatro formas diferentes de negro de fumo, feitas de metano, dióxido de carbono, óleo à base de plantas e matérias-primas de óleo de pirólise de pneus em fim de vida útil, são usadas no pneu de demonstração de material 90% sustentável da Goodyear. Mantendo o desempenho, essas tecnologias de negro de fumo visam reduzir as emissões de carbono, promover a circularidade e usar carbonos de base biológica.
- O uso de óleo de soja neste pneu de demonstração mantém o composto de borracha flexível em uma variedade de mudanças de temperatura. Um recurso de base biológica chamado óleo de soja ajuda a Goodyear a reduzir sua dependência de produtos derivados do petróleo. Embora quase toda a proteína de soja seja usada em alimentos e ração animal, há uma quantidade considerável de óleo extra que pode ser usada em ambientes industriais.
- Os pneus frequentemente incluem sílica como um componente que melhora a aderência e economiza combustível. A sílica de alta qualidade usada neste pneu de demonstração foi feita a partir de resíduos de resíduos de casca de arroz (sílica RHA), um subproduto do processamento do arroz que é frequentemente jogado fora e despejado em aterros sanitários.
- Ao converter o poliéster de garrafas pós-consumo em produtos químicos de base e transformá-los em poliéster de grau técnico usado em cordões de pneus, o poliéster é reciclado de garrafas pós-consumo.
- Para ajudar a fortalecer e melhorar a tração do pneu, resinas são usadas. As resinas tradicionais derivadas do petróleo são trocadas por resinas biodegradáveis de pinheiros neste pneu de demonstração.
- A construção de um pneu radial é reforçada por cabos de aço e arame de talão. O aço usado neste pneu de demonstração foi criado utilizando a tecnologia de forno elétrico a arco (EAF), bem como o talão de arame e cabo de aço. O aço pode ser fabricado com menos uso de energia e mais material reciclado graças ao uso do processo EAF. Comparado ao aço feito em alto-forno, o método EAF tem o potencial de produzir menos emissões de gases de efeito estufa.
- Este pneu também contém polímeros de balanceamento de massa de matéria-prima bio e biocircular que receberam a certificação ISCC.
A partir de óleo de soja e casca de arroz
A casca de arroz e o óleo de soja são os principais componentes do novo modelo da fabricante, já que ajudam a manter o composto de borracha do pneu flexível em mudanças de temperatura. Além disso, os dois recursos de base biológica contribuem para a redução do uso de produtos derivados do petróleo.
A mistura é obtida porque, embora quase toda a proteína de soja seja utilizada em aplicações de alimentos e nutrição animal, ainda resta uma quantidade significativa de óleo não utilizado que pode ser revertida para uso em aplicações industriais.
Já a sílica é um componente frequentemente utilizado em pneus para melhorar a aderência e diminuir o consumo de combustível. O novo pneu inclui uma sílica feita de resíduos de casca de arroz, um subproduto do processamento do grão que normalmente é removido e armazenado em tanques sanitários.
Além disso, a Goodyear informa que o poliéster usado no novo modelo não é feito de petróleo. A alternativa sustentável foi a utilização de resinas de pinus biodegradáveis.
Mais economia para o consumidor
O modelo também foi desenvolvido para apresentar menor resistência ao rolamento em relação aos convencionais. Isso significa que o produto tem potencial para proporcionar maior economia de combustível e menor emissão de dióxido de carbono.
No ano anterior, a Goodyear apresentou um pneu feito com 70% de material sustentável. Agora, o plano é que esse novo modelo, cuja base de fornecedores já está sendo desenvolvida, comece a ser comercializado em 2023.
A empresa lembra que é preciso um esforço maior da base de fornecedores para identificar a escala necessária para o uso de materiais inovadores em grandes quantidades para trazer o produto comercializável.
Com este e outros projetos, a empresa continua trabalhando para lançar o primeiro colchão de ar 100% sustentável do setor até 2030.