Feiras de negócios são importantes “termômetros” de um retrato do cenário atual e previsão da economia de um país. No Brasil pós pandemia, aos poucos estamos retomando os grandes eventos conhecidos em setores importantes como indústria de transformação, medicina agronegócio e outros.
A maioria dos expositores da Expomafe chegou ao evento realizado de 9 a 13 de maio, no São Paulo Expo, com sérias dúvidas sobre o ambiente que encontrariam. Seria propício para negócios ou ainda estaria contaminado pelas incertezas político-econômicas? Felizmente, a primeira opção prevaleceu e definiu o tom da feira desde a abertura.
Apesar do cenário político-econômico ainda não ser o ideal, principalmente devido ao alto nível da taxa de juros e incertezas dos rumos do planejamento da economia para o setor, o que se viu ao longo da semana foi uma recuperação saudável do ambiente de negócios. Muitos visitantes demonstraram interesse em novas tecnologias e soluções para aumentar a produtividade e reduzir custos.
Segundo alguns diretores de empresas do setor de máquinas-ferramenta, o resultado da Expomafe 2023 superou as expectativas e demostra um cenário muito positivo ao longo do ano. Muitos negócios foram fechados mesmo diante de algumas dificuldades e incertezas do cenário econômico futuro, o que empolgou os expositores de forma geral.