Como sabemos, o uso da inteligência artificial no nosso dia a dia está se tornando cada vez mais acessível e constante. Na verdade, cada vez mais empresas estão desenvolvendo software de IA para todos os tipos de campos e serviços públicos. Um dos mais populares é o ChatGPT, um programa avançado de IA capaz de responder perguntas e resolver problemas de maneira humana. O seu desenvolvimento baseia-se num enorme conjunto de dados textuais que lhe permite formular respostas diretas e úteis de forma natural e em questão de segundos. Além disso, uma de suas capacidades inclui a geração de códigos com base em solicitações específicas. É por isso que o ChatGPT também pode ser implementado no setor de impressão 3D para diversas aplicações, como o design de modelos 3D.
Com estes avanços tecnológicos, a IA está a abrir as portas a uma infinidade de novas aplicações em todos os tipos de indústrias. No caso da manufatura aditiva, é interessante saber como ela pode ser utilizada para gerar arquivos STL para auxiliar no processo de projeto. Para fazer isso, o ChatGPT utiliza uma forma de entrada chamada prompt, que é a instrução fornecida pelo usuário. Como esperado, a qualidade do resultado dependerá da informação fornecida e do seu grau de especificação. Assim, quanto mais contexto ou informações adicionais forem fornecidas, mais otimizada será a resposta gerada pelo ChatGPT, especialmente na criação de modelos 3D. Vimos como é realizado esse processo de combinação de duas tecnologias – impressão 3D e inteligência artificial.
ChatGPT e Design para Impressão 3D
A primeira maneira de usar ChatGPT no design de modelos de impressão 3D é formular um prompt com instruções para criar um arquivo STL. Este tipo de arquivo é universalmente utilizado na manufatura aditiva e se caracteriza por gerar malhas baseadas em formas triangulares. Também é um formato legível se gerado como ASCII .STL, facilitando a interpretação da saída do ChatGPT. Ao criá-lo usando IA, será necessária paciência, pois as informações terão que ser adicionadas progressivamente ao programa para alcançar o modelo ideal. Após várias tentativas e correções, obteremos gradativamente um resultado mais detalhado da malha. Algo a ter em mente é que o programa pode parar no ponto em que está gerando um arquivo muito grande. Se isso acontecer, basta adicionar “Continuar” como instrução e o software continuará de onde parou.
Outra possibilidade é usar IA para programas de design específicos, como o OpenSCAD. Esta é uma ferramenta de design CAD de código aberto usada para criar modelos 3D usando uma linguagem de programação. Para usuários iniciantes, aprender esse tipo de linguagem pode ser uma tarefa complicada e demorada. Então agora você pode deixar o ChatGPT fazer a programação para você. Graças à capacidade da IA de escrever código, você pode pedir ao ChatGPT para criar linhas de código para OpenSCAD. Vale ressaltar que o ChatGPT ainda está nos estágios iniciais de sua capacidade de programação OpenSCAD. É por isso que são necessárias instruções extremamente específicas para gerar um modelo com sucesso. Além disso, requer ajustes e, no momento, não é a melhor escolha para responder a solicitações que exigem alto grau de criatividade.
Como podemos ver, o potencial do ChatGPT em facilitar o desenho de modelos para impressão 3D é enorme. Com mais trabalho de desenvolvimento da OpenAI , pode ser uma ferramenta realmente útil para iniciantes que estão começando no mundo da impressão 3D. Em qualquer caso, é um campo que continuaremos a observar com interesse à medida que evolui.
Com o passar dos anos, o desenvolvimentos das IAs deve tomar proporções exponenciais e os meios como a fabricação de arquivos são gerados será feito de maneira muito mais rápida e acessível.
O que você acha de usar ChatGPT e outras IAs para desenvolvimento de design de modelos de impressão 3D? Adoraríamos saber sua opinião no chat abaixo.
*Créditos: 3DNatives.com