Fonte: Lithoz
A Lithoz GmbH, fornecedora de tecnologia líder mundial para a impressão 3D de cerâmica de alto desempenho, iniciou uma colaboração estratégica com Metoxit e Dr. Jens Tartsch para um projeto de produção de implantes dentários cerâmicos por meio da manufatura aditiva. Usando a fabricação de cerâmica baseada em litografia (LCM), será possível produzir implantes dentários de alta resistência com rapidez e eficiência, biocompatíveis e disponíveis em uma variedade de tamanhos e formas.
A Metoxit, empresa suíça de cerâmica de alta tecnologia, desenvolve e produz cerâmicas de óxido inovadoras da mais alta qualidade, com foco em implantes médicos de precisão, bem como componentes de alto desempenho para aplicações de engenharia mecânica e elétrica. Com mais de 43 anos de experiência no campo, Metoxit tem sido um centro de inovação importante em aplicações médicas em cerâmicas ao longo dos anos, tanto nas áreas de implantes de articulação do quadril quanto em aplicações dentárias. Dr. Tartsch, que dirige uma clínica odontológica privada em Zurique, Suíça, é o fundador e presidente da European Society for Ceramic Implantology (ESCI) e membro do Conselho de Administração da Swiss Society for Anti-Aging Medicine and Prevention (SSAAMP). Tem como foco principal a implantodontia em cerâmica, bem como aspectos biomateriais e imunológicos em odontologia e incompatibilidades de materiais. A cooperação desses líderes da indústria com a Lithoz, sediada na Áustria, para a fabricação de implantes dentários é um novo passo em frente no campo da impressão 3D em cerâmica para aplicações médicas e odontológicas.
Na odontologia moderna, os implantes dentários desempenham um papel importante na reconstrução e restauração em pacientes com dentes perdidos parcial ou totalmente. A estética, o conforto e os materiais biocompatíveis são de extremamente importantes para o tratamento destes pacientes. Seus implantes devem possuir boa capacidade de crescimento ósseo e precisam ser capazes de suportar os altos níveis de estresse diário que lhes é imposto. Assim, a ausência de defeitos como poros ou rachaduras é ainda mais importante do que com qualquer outra peça cerâmica.
A tecnologia de fabricação de cerâmicas baseadas em litografia (LCM) da Lithoz se destina a garantir que tais requisitos sejam atendidos quando se trata da produção de implantes dentários. O LCM é um processo eficiente e sem ferramentas – não requer moldes como com outras técnicas de fabricação convencionais e, portanto, permite a produção de estruturas muito mais complexas quando comparado a outros métodos. O número de etapas de fabricação envolvidas é significativamente reduzido, com recursos intrincados, como roscas internas e modificações de superfície, sendo realizadas durante o próprio processo de impressão 3D. Isso garante que o processo de produção não seja apenas confiável, mas também altamente econômico.
Os componentes produzidos via LCM se ajustam adequadamente à coroa restaurada e possuem alta resistência mecânica, enquanto os materiais cerâmicos usados pela Lithoz para essas aplicações também possuem propriedades biocompatíveis e facilitam uma boa adesão entre o osso e o implante. Esse método também permite uma ampla variedade de formas e tamanhos na fabricação desses componentes dentais, garantindo que cada necessidade possa ser atendida para diferentes pacientes.
Cadastre-se em nossa newsletter
Faça como 2362 pessoas e cadastre-se em nossa newsletter e seja avisado sobre artigos, eventos e novidades da AMS Brasil.
Os sistemas da Lithoz foram especialmente projetados para técnicas de LCM e esta tecnologia ajudará a Metoxit a fornecer o mais alto nível de qualidade e segurança para pacientes odontológicos. Ambas as empresas se beneficiarão muito com o conhecimento especializado que o Dr. Jens Tartsch trará para o projeto com seus quase 30 anos de experiência. Como afirma o Dr. Tartsch, “esta colaboração resultará em um projeto de pesquisa conjunto que otimizará o uso de processos de impressão 3D e tecnologia LCM para a produção de implantes dentários de cerâmica, tornando-os adequados para uma ampla gama de aplicações no futuro. Está prevista a integração de outros parceiros estratégicos e instituições científicas.
Sobre as empresas
A Metoxit tem sua origem na fabricação de cerâmicas de óxido de alto desempenho. Desde o desenvolvimento de implantes de cerâmica no início dos anos 1980, a Metoxit ultrapassou os limites de qualidade e confiabilidade e aplicou tecnologia de ponta para fornecer soluções inovadoras para clientes em uma ampla gama de negócios. Desde a década de 1990, a zircônia dentária para implantes tem sido uma área de foco, assim como a estética. Em sua busca para continuar inovando, a Metoxit identificou a LCM como uma tecnologia-chave e a Lithoz como a fornecedora líder de tecnologia. Com esta parceria, a Metoxit pretende oferecer novas soluções aos seus clientes sem comprometer a qualidade e a segurança do produto.
Dr. Jens Tartsch, que é especialista em odontologia e implantodontia em cerâmica, dirige seu próprio consultório odontológico em Zurique, na Suíça. Após quase 30 anos de experiência trabalhando com implantes dentários, o Dr. Tartsch é uma referência quando se trata de ciência odontológica e implantologia, dando palestras para várias universidades e organizações médicas em todo o mundo e realizando muitos estudos clínicos sobre implantes e imunologia. Além de ser membro de várias organizações odontológicas notáveis, ele é presidente da European Society for Ceramic Implantology e um palestrante internacional, educador e autor de implantologia sem metal.
A Lithoz é uma empresa líder em tecnologias de impressoras 3D e materiais para a impressão 3D de cerâmicas de alto desempenho. Seus sistemas e materiais têm uma ampla gama de aplicações, incluindo nos campos industrial, aeroespacial e médico, enquanto o uso de tecnologia LCM eficaz para impressão 3D de cerâmica é o melhor pré-requisito para o desenvolvimento de métodos de manufatura aditiva adequados para implantologia dentária. Sua impressora 3D, a CeraFab S65 Medical, pode fabricar componentes cerâmicos impressos em 3D com estruturas complexas para aplicações odontológicas, enquanto seus materiais cerâmicos biocompatíveis são perfeitamente adequados para uso em medicina e odontologia, com certificação ISO 9001-2015 desde 2016.
Quer saber mais sobre manufatura aditiva cerâmica? Solicite o contato de um especialista da AMS Brasil.