• Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

História de sucesso: Como a Heineken melhorou seus índices de produtividade com o uso da impressão 3D

Veja como a planta da Heineken em Sevilha, na Espanha, implementou a impressão 3D em seus processos de manutenção e produção, resultando no desenvolvimento eficiente em ganhos de produtividade e segurança na empresa. Esta experiência deve ser expandida a outras empresas do grupo.

História de sucesso: Como a Heineken melhorou seus índices de produtividade com o uso da impressão 3D

  • Compartilhe

SINTRATEC S2

Impressoras 3D SLS poliméricas profissionais com tecnologia suíça
Lançamento
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

A Heineken, uma das maiores marcas de cervejas do mundo, foi fundada na Holanda em 1873 e hoje, a empresa opera mais de 150 cervejarias em todo o planeta e fabrica mais do que apenas sua clássica cerveja verde engarrafada. A empresa é detentora de outras marcas como Amstel, Sol e Desperados, dentre outras. Em sua fábrica em Sevilha, na Espanha, onde as cervejas são fabricadas, embaladas e enviadas, um interesse recente em impressão 3D levou a novas inovações e melhora na produtividade.

Cervejaria da Heineken em Servilha, Espanha

O objetivo de integrar a tecnologia de manufatura aditiva era testar a sua viabilidade para melhorar as aplicações de segurança, criando peças funcionais, otimizando projetos de peças e produzindo ferramentas personalizadas. Com isso, a implementação da impressão 3D provou ser um sucesso em todas as frentes. Desta forma, a Heineken conseguir atingir os objetivos relacionados a manufatura aditiva, além de economizar tempo e custo para a produção de novas peças.

Segurança em primeiro lugar

A cervejaria da Heineken em Sevilha possui uma grande operação, capaz de produzir cerca de 500 milhões de litros de cerveja por ano. Em qualquer fábrica de seu tamanho, a segurança é um ponto crucial. Para melhorar as medidas de segurança na fábrica, a equipe de impressão 3D projetou travas de segurança aprimoradas para uso durante a manutenção das máquinas. As travas, impressas em 3D, possuem coloração vermelho brilhante, e são projetadas para caber nas máquinas durante a manutenção, de modo que as máquinas não possam ser ligadas até que a manutenção seja concluída e as travas removidas.

Com o sucesso da aplicação destas travas, outras peças similares foram produzidas em impressão 3D e são usadas em quase todas as máquinas da cervejaria, adicionando um recurso de segurança à produção da planta. Além disso, a Heineken diz que as peças ajudaram a aumentar a conscientização sobre a impressão 3D entre seus funcionários.

dispositivo de segurança de impressão 3d desenvolvido pela Heineken
Dispositivo de segurança feito em tecnologia de impressão 3D

Reprojetando e otimizando

Além dessas travas de segurança, a empresa conseguiu mapear outras aplicações da impressão 3D internamente. Por exemplo, a cervejaria identificou as peças sobressalentes como uma área potencial, usando as impressoras 3D para criar peças plásticas funcionais para substituir componentes de metal danificados ou quebrados. As impressoras 3D possibilitou que a equipe da Heineken produzisse rapidamente as peças internamente, reduzindo drasticamente o tempo de máquina parada.

A Heineken também aproveitou a flexibilidade da tecnologia para otimizar projetos de peças. Ou seja, os engenheiros foram capazes de integrar rapidamente as peças, testá-las e ajustá-las até que as propriedades e funcionalidades desejadas fossem obtidas, tudo isso mantendo os custos e os tempos de produção baixos. 

Por exemplo, a equipe reprojetou e otimizou uma peça do sensor de qualidade em uma correia transportadora usando impressão 3D, e assim resolveu um problema recorrente com a peça de metal original (que derrubava garrafas com frequência).

O produtor de cerveja também aproveitou a impressão 3D para criar uma série de ferramentas personalizadas para facilitar a manutenção de suas máquinas. Uma ferramenta que se beneficiou da impressão 3D foi uma ferramenta de bloqueio, que afrouxa e aperta as colunas das rodas guia que aplicam os rótulos dos frascos. 

A impressão 3D da ferramenta resultou em uma economia de custo drástica de 70% e um tempo de entrega mais rápido (reduziu de três dias para um) em comparação com o método anterior de usinagem CNC. Outras ferramentas mais simples – como um cortador de borracha toroidal – podem ser impressas em 3D em menos de uma hora.

O Sucesso da Impressão 3D

Inicialmente aplicando tecnologias em impressão 3D por filamentos (FDM), a planta de Seville observou uma série de melhorias em sua produção após a adoção da manufatura aditiva interna. Em média, a Heineken disse que experimentou tempos de entrega entre 70 e 90% mais rápidos e custos aproximadamente 80% mais baixos.

Assim como a Heineken, é cada vez mais freqüente o interesse e uso das empresas em utilizar a impressão 3D para resolução de problemas do cotidiano de maneira mais rápida e prática, sem comprometer um grande número de funcionários e alocação de recursos da empresa.

Todos os dias na AMS, recebemos contatos de empresas que desejam entender como poderão se beneficiar dos recursos da manufatura aditiva industrial em seus processos e produtos.

E você, quer saber como aplicar corretamente a manufatura aditiva em seus processos? Clique aqui e fale com um especialista.

Inscreva-se no evento EOS Xperience Day

Artigo baseado nas informações do site 3D Printing Media Network

  • Compartilhe em suas redes sociais
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
  • ARTIGOS SUGERIDOS:

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva e automação. Representamos com exclusividade no Brasil as marcas Chiron, Stama, Scherer, EOS, Lithoz e Sintratec.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

  • Siga a AMS nas mídias sociais