O Centro de Tecnologia de Fabricação (MTC) estabeleceu um novo centro para manufatura aditiva sustentável, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de produtos com zero emissões de carbono e promover a circularidade completa.
Esse novo centro, descrito como uma “avenida para pesquisa e desenvolvimento”, está equipado com máquinas de manufatura aditiva para polímeros e cerâmicas, que serão utilizadas na criação de produtos com impacto neutro em carbono. O centro também contará com equipamentos para reprocessamento de materiais, permitindo que resíduos de manufatura aditiva sejam reciclados em matérias-primas.
Entre os equipamentos destacados estão um Lithoz CeraFab S65, que trabalha com materiais como Alumina, Nitreto de Silício e Nitreto de Alumínio. Além disso, haverá sistemas de granulação de polímeros e formação de matéria-prima, estabelecendo uma cadeia de produção de polímeros “completamente circular” no MTC.
O MTC espera que esse novo centro melhore o suporte em manufatura aditiva que oferece para os setores aeroespacial, de defesa e de energia.
Ross Trepleton, Diretor Associado de Fabricação de Componentes do The Manufacturing Technology Centre, declarou: “Com o avanço da tecnologia de manufatura aditiva, é essencial encontrar materiais que sejam renováveis, de base biológica, reciclados e recicláveis para melhorar suas credenciais de sustentabilidade. Já trabalhamos com stakeholders da indústria – como Ai Build e Weir – em projetos que visam desenvolver e aumentar o uso de materiais mais sustentáveis na fabricação. Com investimentos em equipamentos mais avançados, podemos continuar a apoiar nossos clientes e parceiros na construção de um futuro mais verde para essa tecnologia.”
Créditos: TCT Magazine