A Lithoz, fabricante de equipamentos originais (OEM) com sede na Áustria e líder em impressão 3D em cerâmica, anunciou que a empresa lançou uma nova pasta à base de vidro de quartzo para aplicações de impressão 3D. O produto, chamado LithaGlass, é fruto de uma parceria entre a Lithoz e a Glassomer, produtora de materiais à base de vidro com sede na Alemanha.
Parcerias na criação do vidro de quartzo imprimível em 3D
A Glassomer comercializa vidro de sílica fundida (FSG) para manufatura aditiva (AM) há vários anos, mas sua atividade no setor AM tem sido amplamente relegada a máquinas de mesa e microimpressão. A conquista da compatibilidade com as plataformas de Lithography-based Ceramic Manufacturing (LCM) da Lithoz sinaliza uma demanda acelerada por materiais de impressão FSG que podem ser usados em produções cada vez maiores de peças de uso final.
Aplicações do vidro de quartzo
O vidro de quartzo é um material com diversas aplicações devido às suas propriedades físicas e químicas únicas. Por ser um material transparente, resistente ao calor, à corrosão e a altas pressões, é amplamente utilizado em equipamentos ópticos, como lentes, prismas e filtros para diversas áreas, incluindo a indústria de semicondutores, telecomunicações e medicina.
Vantagens do vidro de quartzo imprimível em 3D
Após vários novos lançamentos de materiais bem-sucedidos e dois lançamentos de novas tecnologias no ano passado. A liberdade de design da impressão 3D combina com as propriedades desejáveis do vidro de sílica fundida de alto desempenho – como estabilidade mecânica e alta resistência térmica e química, bem como baixa expansão térmica e uma alta resistência ao choque térmico resultante . Com o LithaGlass sendo mais próximo de uma cerâmica do que vidros padrão como o vidro de cal sodada, ele também possui as propriedades de material desejáveis do vidro de sílica fundida, incluindo uma baixa expansão térmica e alta resistência ao choque térmico.
Grandes projeções para o futuro
Como um avanço real para vários campos, ambas as empresas estão ansiosas para impulsionar a inovação em cerâmica, vidro e impressão 3D. O Dr. Johannes Homa , CEO da Lithoz, estava ansioso para compartilhar este último lançamento com essas indústrias: ‘A escolha da Glasssomer do processo LCM da Lithoz como sua tecnologia chave para alcançar esta inovação prova mais uma vez o potencial absoluto e a flexibilidade de nosso sistema. O novo material LithaGlass aproxima nossa empresa de nossa visão – encontrar soluções para todos os desafios de hoje com uma resposta de cerâmica impressa em 3D.’ Dr. Frederik Kotz-Helmer, CSO da Glassomer explica: “Nossas soluções de vidro transparente de alta pureza oferecem um enorme potencial para muitas aplicações, especialmente para peças ópticas e técnicas de alta estabilidade. Com a Lithoz, temos um parceiro poderoso para disponibilizar nossos óculos para impressão 3D de alta precisão – o que avançará significativamente a ciência e a tecnologia”.
Em resumo, o lançamento do vidro de quartzo imprimível em 3D pela Lithoz representa um avanço significativo na tecnologia de impressão 3D. Com sua resistência, durabilidade e precisão, o vidro de quartzo imprimível em 3D tem o potencial de revolucionar várias indústrias, desde eletrônica até medicina e aeroespacial.