Fonte: 3D Printing Industry
A AMCM , uma empresa parceira do fabricante de impressoras 3D EOS, com sede na Alemanha , anunciou o desenvolvimento de sua mais nova impressora 3D de metal Laser Beam Powder Bed Fusion (PBF-LB), a AMCM M 8K.
Com base no sistema AMCM M 4K existente da empresa , a nova impressora 3D da AMCM incorporará 8 lasers de 1 kW e um volume de construção substancial de 800 x 800 x 1200 mm.
O desenvolvimento do M 8K irá apoiar o programa Ariane 6 da empresa aeroespacial ArianeGroup . Este projeto está sendo conduzido em nome da Agência Espacial Europeia (ESA).
A primeira aplicação do M 8K será na fabricação de câmaras de combustão utilizadas no motor de foguete Prometheus do ArianeGroup. Impressos em 3D em CuCr1Zr, esses componentes medem mais de 1.000 mm de altura e possuem diâmetro máximo de 800 mm.
Segundo Martin Bullemer, Diretor Geral da AMCM, o novo Sistema M 8K estará operacional dentro de um ano. As primeiras câmaras de combustão impressas em 3D serão entregues ao ArianeGroup até o final de 2024.
“Precisávamos encontrar um parceiro que estivesse disposto a trabalhar conosco para ampliar os limites do que é possível. Este é literalmente o ADN da AMCM, que já construiu uma excelente reputação com múltiplos sistemas M 4K nesta indústria”, comentou Jan Alting, Chefe de Propulsão Futura do ArianeGroup.
“Os projetos do ArianeGroup devem cumprir os rigorosos requisitos da ESA para serem aprovados para lançamento. Como resultado, damos o maior valor à qualidade da peça, por exemplo, à microestrutura do material e à rugosidade da superfície”, explicou Alting. “Estamos confiantes de que conseguiremos resolver este desafio num curto espaço de tempo e ajudar a empresa a entrar em novos mercados. Promover a inovação tecnológica de ponta é parte integrante da nossa missão.”
“O excelente design de laser, scanner e óptica com nossas fontes de feixe testadas e comprovadas é baseado em décadas de experiência em processos da EOS”, acrescentou Bullemer.
Nova impressora 3D M 8K PBF-LB da AMCM
De acordo com Bullemer, a AMCM enfrentou uma série de desafios relacionados ao tamanho ao projetar o M 8K. “O volume de construção é 4 vezes maior que o do M 4K, o que também significa massa. Portanto, o eixo z do sistema deve ser capaz de movimentar até 5 toneladas de pó com a mais alta precisão”, explicou Bullemer.
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Bullemer também destacou a importância do fornecimento de materiais no que diz respeito à nova impressora 3D. “Para imprimir peças de até 1,2 m de altura com alta produtividade e qualidade, o gerenciamento do pó é fundamental. Alimentar de forma confiável toneladas de pó metálico durante vários dias não é tarefa fácil. Você não quer interromper o processo em nenhum caso.”
A AMCM também anunciou que irá integrar os sistemas SmartFusion e EOSTATE Exposure OT (tomografia óptica) da EOS no M 8K.
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De acordo com a AMCM, esta integração melhorará a garantia de qualidade e a monitorização do processo, reduzindo os esforços de testes subsequentes. Na verdade, a empresa afirma que o controle e a validação do processo são particularmente importantes, dadas as tiragens mais longas de impressão 3D do M 8K e as maiores capacidades de peças.
Impressão 3D de peças prontas para o espaço
Aproveitar a fabricação aditiva para produzir componentes essenciais para motores de foguetes espaciais não é novidade. No mês passado, foi anunciado que o desenvolvedor de sistemas de propulsão aeroespacial Agile Space Industries está buscando a certificação do pó Ni625 do fabricante industrial de materiais de impressão 3D 6K Additive .
A Agile pretende usar este material para componentes de foguetes espaciais impressos em 3D , incluindo o motor hipergólico bipropelente A2200 da empresa . Esses motores serão usados em um módulo lunar para uma missão à Lua.
Em outro lugar, o centro italiano de serviços de impressão 3D BEAMIT SpA anunciou que está fornecendo peças aeroespaciais impressas em 3D para o programa Cygnus . Impressas em 3D em alumínio AlSi7Mg qualificado pela NASA usando PBF-LB, as peças são certificadas pela NADCAP.
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