Confira nossa lista de equipamentos Chiron a pronta entrega

AMCM DESENVOLVE NOVA IMPRESSORA 3D DE METAL M 8K DE 8 LASERS PARA PRODUÇÃO DE FOGUETES ESPACIAIS

A AMCM anunciou o desenvolvimento de sua mais nova impressora 3D de metal Laser Beam Powder Bed Fusion (PBF-LB), a AMCM M 8K para ser aplicada à construção de peças para foguetes, em parceria com a ArianeGroup.

AMCM DESENVOLVE NOVA IMPRESSORA 3D DE METAL M 8K DE 8 LASERS PARA PRODUÇÃO DE FOGUETES ESPACIAIS

Fonte: 3D Printing Industry

A AMCM , uma empresa parceira do fabricante de impressoras 3D EOS, com sede na Alemanha , anunciou o desenvolvimento de sua mais nova impressora 3D de metal Laser Beam Powder Bed Fusion (PBF-LB), a AMCM M 8K.

Com base no sistema AMCM M 4K existente da empresa , a nova impressora 3D da AMCM incorporará 8 lasers de 1 kW e um volume de construção substancial de 800 x 800 x 1200 mm.  

O desenvolvimento do M 8K irá apoiar o programa Ariane 6 da empresa aeroespacial ArianeGroup . Este projeto está sendo conduzido em nome da Agência Espacial Europeia (ESA). 

A primeira aplicação do M 8K será na fabricação de câmaras de combustão utilizadas no motor de foguete Prometheus do ArianeGroup. Impressos em 3D em CuCr1Zr, esses componentes medem mais de 1.000 mm de altura e possuem diâmetro máximo de 800 mm. 

Impressora com sistema DMLS modelo AMCM M 4K, utilizada para produção aeroespacial

Segundo Martin Bullemer, Diretor Geral da AMCM, o novo Sistema M 8K estará operacional dentro de um ano. As primeiras câmaras de combustão impressas em 3D serão entregues ao ArianeGroup até o final de 2024. 

“Precisávamos encontrar um parceiro que estivesse disposto a trabalhar conosco para ampliar os limites do que é possível. Este é literalmente o ADN da AMCM, que já construiu uma excelente reputação com múltiplos sistemas M 4K nesta indústria”, comentou Jan Alting, Chefe de Propulsão Futura do ArianeGroup. 

“Os projetos do ArianeGroup devem cumprir os rigorosos requisitos da ESA para serem aprovados para lançamento. Como resultado, damos o maior valor à qualidade da peça, por exemplo, à microestrutura do material e à rugosidade da superfície”, explicou Alting. “Estamos confiantes de que conseguiremos resolver este desafio num curto espaço de tempo e ajudar a empresa a entrar em novos mercados. Promover a inovação tecnológica de ponta é parte integrante da nossa missão.”  

“O excelente design de laser, scanner e óptica com nossas fontes de feixe testadas e comprovadas é baseado em décadas de experiência em processos da EOS”, acrescentou Bullemer.  

Câmaras de combustão do ArianeGroup.  Foto via AMCM.
Câmaras de combustão do ArianeGroup. Foto via AMCM.

Nova impressora 3D M 8K PBF-LB da AMCM 

De acordo com Bullemer, a AMCM enfrentou uma série de desafios relacionados ao tamanho ao projetar o M 8K. “O volume de construção é 4 vezes maior que o do M 4K, o que também significa massa. Portanto, o eixo z do sistema deve ser capaz de movimentar até 5 toneladas de pó com a mais alta precisão”, explicou Bullemer.   

PREPARAMOS UMA SURPRESA PARA VOCÊ!

Faça o download do e-book Transformando a Indústria Pesada Através da Impressão 3D Em Metal e veja o comparativo das principais tecnologias e suas aplicações.

Bullemer também destacou a importância do fornecimento de materiais no que diz respeito à nova impressora 3D. “Para imprimir peças de até 1,2 m de altura com alta produtividade e qualidade, o gerenciamento do pó é fundamental. Alimentar de forma confiável toneladas de pó metálico durante vários dias não é tarefa fácil. Você não quer interromper o processo em nenhum caso.” 

A AMCM também anunciou que irá integrar os sistemas SmartFusion e EOSTATE Exposure OT (tomografia óptica) da EOS no M 8K. 

Leia mais sobre o Smart Fusion e veja como produzir peças até 5x mais rápida e 90% menos de suportes

De acordo com a AMCM, esta integração melhorará a garantia de qualidade e a monitorização do processo, reduzindo os esforços de testes subsequentes. Na verdade, a empresa afirma que o controle e a validação do processo são particularmente importantes, dadas as tiragens mais longas de impressão 3D do M 8K e as maiores capacidades de peças. 

ArianeGroup testa câmaras de combustão impressas em 3D com fogo quente.  Foto via AMCM.
ArianeGroup testa câmaras de combustão impressas em 3D com fogo quente. Foto via AMCM.

Impressão 3D de peças prontas para o espaço 

Aproveitar a fabricação aditiva para produzir componentes essenciais para motores de foguetes espaciais não é novidade. No mês passado, foi anunciado que o desenvolvedor de sistemas de propulsão aeroespacial Agile Space Industries está buscando a certificação do pó Ni625 do fabricante industrial de materiais de impressão 3D 6K Additive . 

A Agile pretende usar este material para componentes de foguetes espaciais impressos em 3D , incluindo o motor hipergólico bipropelente A2200 da empresa . Esses motores serão usados ​​em um módulo lunar para uma missão à Lua.  

Em outro lugar, o centro italiano de serviços de impressão 3D BEAMIT SpA anunciou que está fornecendo peças aeroespaciais impressas em 3D para o programa Cygnus . Impressas em 3D em alumínio AlSi7Mg qualificado pela NASA usando PBF-LB, as peças são certificadas pela NADCAP. 

Descubra como podemos ajudar sua empresa a aplicar a manufatura aditiva industrial da maneira correta em sua empresa. Agende sua reunião com um especialista.

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva. Representamos com exclusividade empresas líderes globais.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre artigos, eventos e novidades.

Conheça a Apium

Impressoras 3D industrial de filamento ligas de PEEK médico e industrial.
NOVIDADE

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

plugins premium WordPress

Solicite um contato e iremos ajudá-lo (a) com maiores informações de produtos

Digite seus dados para receber o e-book em seu e-mail.

EOS Xperienceday - 19 de Oububro

Como a impressão 3D industrial irá impactar na produção do futuro. Evento Gratuito e Online

Maiores informações e inscrições no link abaixo.

Fale conosco

NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Siga a AMS Brasil

Linkedin

Facebook

Instagram

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em primeira mão as melhores notícias sobre manufatura aditiva, usinagem e tecnologia.

Preencha os campos abaixo para completar seu cadastro.

Obrigado, recebemos seu contato!

Aproveite para assinar nosso mailing e receber conteúdo exclusivo com novidades e notícias sobre Tecnologias, Usinagem e Manufatura Aditiva!​

Preencha os campos abaixo para ser cadastrado em nosso mailling

SEU E-BOOK ESTÁ A CAMINHO!

Tudo certo por aqui. O e-book será encaminhado para o e-mail cadastrado em alguns minutos.