Uma pesquisa anual recente realizada pelo site 3D Printing Industry com executivos da Indústria de Impressão 3D sobre o cenário de 2024 mostra que a maioria dos líderes do setor espera um 2024 positivo em relação aos ambientes de negócios internos e externos para manufatura aditiva.
A pesquisa incluiu perguntas sobre as expectativas econômicas das forças que moldam a indústria da impressão 3D. Executivos de nível C, fundadores, presidentes, diretores executivos, proprietários, analistas e investidores responderam.
Foram perguntados a estes líderes as suas perspectivas sobre as condições gerais de negócios, os fatores macroeconômicos, além de outros fatores de influência, bem como a sua visão sobre as condições operacionais internas. Estas últimas foram circunstâncias sob o controle dos executivos.
Em termos gerais, os resultados foram positivos, majoritariamente 62% têm uma visão positiva das condições externas e 68% acreditam que as condições empresariais internas são favoráveis ou muito favoráveis.
Condições de negócios para 2024 na indústria de impressão 3D
Esta questão refere-se a fatores e influências externas, incluindo fatores macroeconômicos, condições de mercado e fatores regulamentares, políticos, legais e sociais. Foi pedido aos líderes do setor de impressão 3D a sua avaliação das futuras condições de negócios em 2024 e no ano concluído mais recentemente. O gráfico abaixo resume os resultados do ano anterior.
A confiança no ambiente de negócios aumentou, de 49% que têm uma visão positiva em 2023 para 62% que acreditam que os fatores macroeconômicos externos, as condições de mercado, os fatores regulamentares, políticos, legais e sociais serão favoráveis em 2024. Um aumento de 27% com relação ao sentimento em 2023.
Os entrevistados com uma perspectiva neutra aumentaram 13%, enquanto o número total de executivos da indústria de impressão 3D com uma visão negativa das condições de negócios para o ano caiu 60%.
Condições operacionais de 2024 na indústria de impressão 3D
Também pedimos aos líderes insights sobre as condições operacionais, referindo-se a fatores internos e influências dentro da empresa
De acordo com a Pesquisa de Executivos da Indústria de Impressão 3D, o espírito otimista está aumentando em relação às condições operacionais, com 56% dos líderes da indústria de impressão 3D esperando um ambiente interno favorável este ano.
Este otimismo geral deve ser atenuado com uma ligeira diminuição do número de executivos que antecipam um ano muito favorável, com os números de 2024 a descerem para 11,9%
A porcentagem de executivos da indústria de impressão 3D que assumem uma perspectiva negativa em relação ao ano caiu 80%, com apenas 3% dos executivos inquiridos a anteciparem um 2024 desfavorável ou muito desfavorável.
A maioria (54%) considerou as condições operacionais de 2023 positivas na sua organização; essa visão tem crescido, com 68% dos líderes acreditando que 2024 será favorável ou muito favorável para sua empresa.
Indústria de impressão 3D otimista para 2024
Os resultados podem parecer inesperados. O tom parece inicialmente em desacordo com o que é frequentemente visto nas publicações nas redes sociais e até mesmo nas chamadas regulares de investidores lideradas por CEOs, onde os ouvintes se habituaram a ouvir a frase “ventos contrários macroeconômicos” repetidamente utilizada para justificar resultados financeiros abaixo do esperado.
Tomando estes canais como exemplos, uma pitada de cautela deve ser evidente. Em primeiro lugar, as redes sociais são notórias por recompensarem o que é cada vez mais extremo – deixando vozes de moderação inaudíveis entre fortes repercussão de extremos. Em segundo lugar, as chamadas dos investidores, na sua maioria, tornaram-se tão rigorosamente programadas e dependentes de generalidades que se tornaram uma fonte secundária de insights. As generalidades podem ser comparadas a dizer que os preços das ações se alteraram devido às atividades combinadas de compradores e vendedores – certamente verdadeiros, mas suficientemente vagos para não fornecerem qualquer visão. A maioria das empresas de impressão 3D também está em mãos privadas e não está sujeita a requisitos de relatórios públicos de uma entidade referenciada.
Cabe aqui um terceira explicação para os resultados: as empresas que ganham dinheiro com a produção aditiva estão muito ocupadas para publicar suas opiniões reais ou não estão dispostas a fornecer motivação a potenciais concorrentes. Isto leva a um viés autosseletivo, em que uma visão negativa é amplificada.
No total, 120 líderes e especialistas da indústria de impressão 3D colaboraram para esta pesquisa.
Fonte original da pesquisa: 3dprintingindustry