Em parceria com a Rockwell Automation, a Bravo Motor Company, empresa de origem argentina e com sede nos EUA, planeja se tornar em breve, a dona da primeira “gigafábrica” para carros elétricos e baterias no Brasil, seguindo exemplos como a Tesla nos Estados Unidos.
A empresa realizou um evento na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) no ano passado para mostrar seus planos a investidores interessados em conhecer mais sobre o projeto da empresa. As empresas parceiras deverão unir forças para construir um complexo voltado para mobilidade elétrica, provisoriamente chamado de Colossus Cluster, com sede em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. O investimento inicial, segundo comunicado divulgado pela Rockwell, será de US$ 4 bilhões.
A Bravo Motor Company tem como meta iniciar suas operações industriais até 2025. O planejamento prevê a produção de 22 mil veículos e materiais de baterias, baterias, packs de baterias de 48 volts por ano. A empresa afirma também que já está trabalhando em projetos estratégicos de descarbonização, mesmo sem terem iniciado, de fato, a produção dos veículos.
Números impressionantes
Com a construção da fábrica e início da produção, a empresa visa ampliar a produção até 2029, data prevista para a conclusão do projeto. A Bravo deve gerar 14 mil empregos no País, diretos ou indiretos, e produzir 43.750 kits de baterias de íon de lítio por ano no Brasil.