A Cummins Inc. dá mais um passo adiante no avanço da tecnologia de carbono zero ao iniciar testes com um motor de combustão interna movido a hidrogênio. O teste de prova de conceito baseia-se na liderança em tecnologia existente da Cummins em aplicações de combustível gasoso e na liderança do trem de força para criação de novas soluções de energia que ajudem os clientes a atender às necessidades ambientais e de energia do futuro.
Assim como outras empresas do setor de motores que iniciaram seus testes, a Cummins estuda com entusiasmo a aplicação de motores a hidrogênio. O hidrogênio é um gás altamente inflamável e pode ser usado em motores de combustão interna apropriados.
“A Cummins está entusiasmada com o potencial do motor a hidrogênio para reduzir as emissões e fornecer potência e desempenho para os clientes. Estamos utilizando todas as novas plataformas de motores equipadas com as tecnologias mais recentes para melhorar a densidade de potência, reduzir o atrito e melhorar a eficiência térmica, o que nos permite evitar as limitações de desempenho típicas e compromissos de eficiência associados à conversão de motores a diesel ou gás natural em combustível de hidrogênio. Fizemos avanços tecnológicos significativos e continuaremos avançando. Estamos otimistas em trazer esta solução para o mercado”, diz Srikanth Padmanabhan, presidente do Segmento de Motores da Cummins.
Cadastre-se em nossa newsletter
Faça como 2362 pessoas e cadastre-se em nossa newsletter e seja avisado sobre artigos, eventos e novidades da AMS Brasil.
Próximos passos
Após a realização de testes com motores conceito, a empresa deve iniciar a avaliação dos motores em aplicações em rodovias e também em operações off-road, o que irá garantir uma transição mais acelerada para a descarbonização dos veículos comerciais.
“O programa de motores a hidrogênio pode potencialmente expandir as opções de tecnologia disponíveis para alcançar um setor de transporte mais sustentável, complementando nossas capacidades em células de combustível de hidrogênio, baterias elétricas e motores a gás natural renovável”, afirma Jonathon White, vice-presidente de Engenharia de Negócios de Motores.
Vantagens de motores à hidrogênio
A grande vantagem do uso de um motor de combustão interna movido a hidrogênio é que as montadoras e proprietários continuarão usando veículos equipados com sistemas de transmissão conhecidos, podendo funcionar em praticamente qualquer veículo fabricado atualmente.
Tecnologia verde
Os motores a hidrogênio podem usar como combustível o hidrogênio verde, produzido por eletrolisadores fabricados pela Cummins, com emissões quase nulas de CO2 no escapamento e níveis próximos a zero de NOx. O investimento projetado na produção de hidrogênio renovável globalmente proporcionará uma oportunidade crescente para a implantação de frotas movidas a hidrogênio utilizando células de combustível Cummins ou motores de combustão interna.
Fontes: blogdocaminhoneiro.com e cummins.com.br