Créditos: Metal AM
O maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo, o Large Hadron Collider (LHC), com sede no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) é o maior laboratório de física de partículas do mundo e possui sua sede em Genebra, na Suíça. Atualmente está sendo atualizado com módulos de tungstênio fabricados aditivamente que permitirão aos físicos estudar processos e fenômenos raros com maior precisão.
Os módulos de tungstênio formarão o centro do calorímetro eletromagnético (ECAL) do LHC, uma grande estrutura de parede de 7 x 8 m que mede as energias de elétrons e fótons. O ECAL é composto por módulos de 12 x 12 cm e o plano é substituir os 32 módulos mais internos, uma área de cerca de 0,5 m2 onde as condições são mais desafiadoras e cruciais para o sucesso, com as novas estruturas feitas de tungstênio.
Os módulos de tungstênio são fabricados usando a máquina de manufatura aditiva de metal AMCM M290-2 FDR da Additive Manufacturing Customized Machines (AMCM), uma empresa do Grupo EOS com sede em Starnberg, Alemanha. Cada um dos blocos de tungstênio tem cerca de 5000 furos quadrados de 1,2 x 1,2 x 150 mm com uma espessura de parede de 500 μm, e são preenchidos com fibras de cintilação. As fibras não devem ser riscadas por uma superfície áspera, de forma que a qualidade da superfície das paredes de tungsténio se mantenha elevada.
“A produção das novas estruturas de tungstênio era impensável há cinco anos – a impressão 3D sozinha trouxe o avanço”, afirmou Dipl-Ing Hubert Gerwig, engenheiro sênior do CERN. “Graças ao sistema AMCM M 290-2 FDR com resolução de detalhes finos, obtemos as peças de alta qualidade de que precisamos para esta configuração experimental, que é muito sensível às menores imperfeições.”
A AMCM M 290-2 FDR é uma máquina de Manufatura Aditiva PBF-LB (Laser Beam Powder Bed Fusion) de resolução de detalhes finos de dupla cabeça e é adequada para aplicações exigentes como esta. Ele tem dois lasers de 400 watts e um volume de construção de 150 x 220 x 325 mm.
A AMS representa com exclusividade a EOS e AMCM no Brasil. Fale com um especialista e veja como a manufatura aditiva pode ajudar seu negócio a entrar em um novo nível de qualidade e produtividade com a manufatura aditiva industrial.