Confira nossa lista de equipamentos Chiron a pronta entrega

Grande Colisor de Hádrons do CERN Será Atualizado Com Módulos de Tungstênio Fabricados Por Manufatura Aditiva

O maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo, o Large Hadron Collider (LHC), está sendo atualizado com módulos de tungstênio fabricados aditivamente que permitirão aos físicos estudar processos e fenômenos raros com maior precisão. Entenda como a manufatura aditiva foi fundamental para o sucesso deste desenvolvimento.

Grande Colisor de Hádrons do CERN Será Atualizado Com Módulos de Tungstênio Fabricados Por Manufatura Aditiva

Créditos: Metal AM

O maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo, o Large Hadron Collider (LHC), com sede no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) é o maior laboratório de física de partículas do mundo e possui sua sede em Genebra, na Suíça. Atualmente está sendo atualizado com módulos de tungstênio fabricados aditivamente que permitirão aos físicos estudar processos e fenômenos raros com maior precisão.

Os módulos de tungstênio formarão o centro do calorímetro eletromagnético (ECAL) do LHC, uma grande estrutura de parede de 7 x 8 m que mede as energias de elétrons e fótons. O ECAL é composto por módulos de 12 x 12 cm e o plano é substituir os 32 módulos mais internos, uma área de cerca de 0,5 m2 onde as condições são mais desafiadoras e cruciais para o sucesso, com as novas estruturas feitas de tungstênio.


Os módulos de tungstênio, com cerca de 5000 furos quadrados medindo 1,2 x 1,2 x 150 mm são fabricados usando a máquina de manufatura aditiva AMCM M 290-2 FDR (Cortesia AMCM/CERN)

Os módulos de tungstênio são fabricados usando a máquina de manufatura aditiva de metal AMCM M290-2 FDR da Additive Manufacturing Customized Machines (AMCM), uma empresa do Grupo EOS com sede em Starnberg, Alemanha. Cada um dos blocos de tungstênio tem cerca de 5000 furos quadrados de 1,2 x 1,2 x 150 mm com uma espessura de parede de 500 μm, e são preenchidos com fibras de cintilação. As fibras não devem ser riscadas por uma superfície áspera, de forma que a qualidade da superfície das paredes de tungsténio se mantenha elevada.

O plano é substituir os 32 módulos mais internos da ECAL por estruturas de fabricação aditiva feitas de tungstênio (Cortesia AMCM/CERN)

“A produção das novas estruturas de tungstênio era impensável há cinco anos – a impressão 3D sozinha trouxe o avanço”, afirmou Dipl-Ing Hubert Gerwig, engenheiro sênior do CERN. “Graças ao sistema AMCM M 290-2 FDR com resolução de detalhes finos, obtemos as peças de alta qualidade de que precisamos para esta configuração experimental, que é muito sensível às menores imperfeições.”

A AMCM M 290-2 FDR é uma máquina de Manufatura Aditiva PBF-LB (Laser Beam Powder Bed Fusion) de resolução de detalhes finos de dupla cabeça e é adequada para aplicações exigentes como esta. Ele tem dois lasers de 400 watts e um volume de construção de 150 x 220 x 325 mm.

A AMS representa com exclusividade a EOS e AMCM no Brasil. Fale com um especialista e veja como a manufatura aditiva pode ajudar seu negócio a entrar em um novo nível de qualidade e produtividade com a manufatura aditiva industrial.

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva. Representamos com exclusividade empresas líderes globais.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre artigos, eventos e novidades.

Conheça a Apium

Impressoras 3D industrial de filamento ligas de PEEK médico e industrial.
NOVIDADE

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

plugins premium WordPress

Solicite um contato e iremos ajudá-lo (a) com maiores informações de produtos

EOS Xperienceday - 19 de Oububro

Como a impressão 3D industrial irá impactar na produção do futuro. Evento Gratuito e Online

Maiores informações e inscrições no link abaixo.

Fale conosco

NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Siga a AMS Brasil

Linkedin

Facebook

Instagram

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em primeira mão as melhores notícias sobre manufatura aditiva, usinagem e tecnologia.

Preencha os campos abaixo para completar seu cadastro.

Obrigado, recebemos seu contato!

Aproveite para assinar nosso mailing e receber conteúdo exclusivo com novidades e notícias sobre Tecnologias, Usinagem e Manufatura Aditiva!​

Preencha os campos abaixo para ser cadastrado em nosso mailling