Confira nossa lista de equipamentos Chiron a pronta entrega

Lithoz lança Cerafab Lab L30, impressora 3D de entrada para cerâmicas

A CeraFab Lab L30 é uma impressora 3D para cerâmicas de alto desempenho básica, destinada a pesquisadores e acadêmicos, bem como a desenvolvedores de materiais e aplicações. Seu sistema embarga as tecnologias de sua antecessora a CeraFab 7500 e uma excelente relação custo x benefício.

Lithoz lança Cerafab Lab L30, impressora 3D de entrada para cerâmicas

A Lithoz, uma das referências globais em sistemas de impressão 3D para cerâmicas, acaba de lançar a Cerafab Lab L30, equipamento que carrega em sua construção, as tecnologias de sua antecessora, a Cerafab 7500.

Com um portfólio de produtos bem arrojado, os desenvolvimentos da empresa cobrem impressoras de produção em escalasistemas de impressão multi-materiais e cerâmicas biocompatíveis para uso médicos e odontológico.

Com isso, a Lithoz progrediu imensamente nos últimos anos, oferecendo produtos que têm contribuído para o avanço global da impressão 3D cerâmica LCM.

Com o lançamento de seu mais novo produto – a CeraFab Lab L30 – a empresa volta às suas raízes com o objetivo de preencher uma importante lacuna do mercado.

A CeraFab Lab L30 é uma máquina básica, destinada a pesquisadores e acadêmicos, bem como a desenvolvedores de materiais e aplicações. Dizemos de volta às suas raízes porque a máquina econômica é baseada no primeiro sistema industrial da Lithoz desenvolvido há mais de uma década, a CeraFab 7500.

A origem

Dr. Johannes Benedikt, CTO da Lithoz, conta que há mais ou menos três anos, a companhia iniciou uma nova linha de produtos: o Sistema CeraFab. Toda esta série foi desenvolvida para produção em série e colocaram nela todas as tecnologias que a Lithoz dispunha, incluindo recursos de segurança e peças de alta qualidade. Nos últimos dois anos, entretanto, descobriram que precisavam de outro tipo de máquina, que fosse adequada para a academia, pesquisadores, desenvolvedores de materiais e aplicativos. Em outras palavras, as pessoas que querem imprimir cerâmicas em 3D, mas não precisam começar com máquinas de produção. A partir desta demanda, surgiu a ideia da CeraFab Lab. 

Para desenvolver este novo produto, a equipe de desenvolvimento da Lithoz voltaram sua atenção à CeraFab 7500. “Criado há mais de uma década, o CeraFab 7500 é uma impressora compacta e fácil de usar. Ela ofereceu muitas possibilidades para ajustes manuais. É também o sistema no qual começamos nosso próprio desenvolvimento de material ”, diz Johannes.

O resultado final é ter em mãos um sistema compacto e acessível projetado para pesquisadores e desenvolvedores.

Mesma qualidade a um custo mais acessivel

Uma coisa importante a notar é que apesar de ter um preço mais baixo, o CeraFab Lab L30 não compromete a qualidade da impressão. A máquina integra os mesmos sistemas ópticos que o sistema CeraFab de nível produtivo e é compatível com os mesmos materiais utilizados em outros sistemas.

A ideia é ter uma máquina com a qual os pesquisadores possam trabalhar não só nos materiais, mas também nas aplicações. Quando a aplicação é desenvolvida, ela pode ser facilmente dimensionada usando o sistema de produção porque o sistema óptico, parâmetros e materiais são os mesmos.

Então, de onde vem a redução de preço? Em grande tamanho de peça. O Laboratório CeraFab tem um pequeno envelope de construção medindo 76 x 43 x 170 mm. As máquinas do sistema CeraFab, por outro lado, têm envelopes maiores de até 192 × 120 × 320 mm. O Laboratório CeraFab também reduz alguns recursos de automação presentes nos sistemas de produção.

“No sistema CeraFab, tudo é automático, incluindo a calibração e um banco de dados central automático para dados do processo”, explica o Dr. Benedikt. “Inclui também outros recursos necessários para a produção, como controle remoto, módulo de visão computacional, etc. Com o Laboratório CeraFab, fizemos o possível para reduzir isso ao mínimo. Os usuários têm controle manual sobre os parâmetros, o que lhes permite desenvolver novos materiais e aplicações ou ultrapassar os limites do processo. ”

Adaptando-se a um futuro remoto

Curiosamente, embora a pandemia global tenha causado uma desaceleração em muitos setores, a Lithoz teve um crescimento no ano passado.

No início do ano passado, muitos dos clientes da Lithoz recorreram à empresa depois que as cadeias de suprimentos da China foram interrompidas. Desde então, a empresa aumentou sua equipe, contratando novos funcionários de suporte ao cliente, bem como expandiram suas instalações de produção.

Os primeiros testes e feedback dos clientes foram realmente bons, segundo Dr. Benedikt.

Isso faz com que a empresa tenha entendido que os objetivos de  fornecer a mesma qualidade em seus sistemas de produção em uma máquina mais econômica foram atingidos e um novo mercado se abre para a empresa, com produtos de alta qualidade a um custo mais acessível para laboratórios acadêmicos e industriais em geral.

Créditos: 3d Printing Media

Impressão 3d industrial?

A AMS atua desde 2006 com as tecnologias industriais de impressão 3D mais destacadas do mercado mundial.

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva e automação. Representamos com exclusividade no Brasil as marcas Chiron, Stama, Scherer, EOS, Lithoz e Sintratec.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre artigos, eventos e novidades.

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Solicite um contato e iremos ajudá-lo (a) com maiores informações de produtos

EOS Xperienceday - 19 de Oububro

Como a impressão 3D industrial irá impactar na produção do futuro. Evento Gratuito e Online

Maiores informações e inscrições no link abaixo.

Fale conosco

NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Siga a AMS Brasil

Linkedin

Facebook

Instagram

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em primeira mão as melhores notícias sobre manufatura aditiva, usinagem e tecnologia.

Preencha os campos abaixo para completar seu cadastro.

Obrigado, recebemos seu contato!

Aproveite para assinar nosso mailing e receber conteúdo exclusivo com novidades e notícias sobre Tecnologias, Usinagem e Manufatura Aditiva!​

Preencha os campos abaixo para ser cadastrado em nosso mailling