• Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Produção sob demanda para peças de reposição através de impressão 3D industrial

Através da manufatura aditiva é possível reduzir o estoque físico e produzir peças sob demanda. A EvoBus implantou esse sistema e conseguiu reduzir os custos relacionado a armazenamento e estoque.

Produção sob demanda para peças de reposição através de impressão 3D industrial

  • Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O gerenciamento de peças de reposição agrega com uma longa lista de desafios: altos custos de armazenamento e logística, superprodução causada por volumes mínimos de compra e longos tempos de espera. Às vezes, o fornecedor não oferece mais a peça no momento necessário e os custos de produção de uma peça especial demanda tempo e custos elevados.

Um exemplo disso são trens e ônibus que geralmente estão em serviço há décadas. Quando existe a necessidade de adquirir peças de reposição, na maioria dos casos é interrompida a circulação desse veículo por um longo tempo.

Em alguns casos, a manufatura aditiva pode ser uma inovadora solução para estes casos: as peças de reposição feitas em metais ou polímeros podem ser produzidas sob demanda pela impressão 3D industrial e processos de manufatura aditiva. Com isso, a cadeia produtiva é simplificada e encurtada, além de não existir mais o lote mínimo de peças. Isso evita a superprodução desnecessária e garante a máxima satisfação do cliente.

Existe diferença entre manufatura aditiva e impressão 3D? Saiba mais neste artigo

Em alguns setores da indústria, estas aplicações estão cada vez mais evidenciadas e as empresas demonstram grande apreço por aplicações industriais através da manufatura aditiva. 

Com isso, ao invés da logística de armazém que consome muitos recursos, é necessário somente o armazenamento dos dados em CAD das peças de reposição, enviados somente quando necessário, criando um processo descentralizado e altamente eficiente.

Vantagens da produção de peças de reposição com impressão 3D industrial

Eficiência: tempo de fabricação e entrega significativamente reduzidos
Custo-benefício: sem superprodução, economia em ferramentas e custos de armazenamento reduzidos
Sustentabilidade: longas rotas de transporte são eliminadas graças à fabricação descentralizada
Flexibilidade: a produção pode ser executada exatamente de acordo com as necessidades reais

A manufatura aditiva oferece a oportunidade de revolucionar toda a cadeia de valor de gerenciamento de peças de reposição para melhorar a lucratividade da empresa a longo prazo.

Caso de sucesso: Armazém digital de peças de reposição para ônibus

A EvoBus GmbH, empresa do grupo Daimler AG, estabeleceu o objetivo de tornar seu sistema de produção de peças de reposição mais eficiente.

Para isso, o objetivo era reduzir os custos de produção, armazenamento e logística de, aproximadamente, 300.000 peças de reposição utilizando a tecnologia de manufatura aditiva.

Depois de identificar mais de 2.500 peças adequadas para produção com impressão 3D indsutrial, 35 dessas peças foram impressas e aprovadas. Com isso, a EvoBus GmbH foi capaz de iniciar a produção de peças de reposição conforme a demanda. Assim houve uma redução de espaço além de aumentar a lucratividade e a eficiência, por diminuir as peças em estoque.

Os processos e tecnologias de manufatura aditiva podem beneficiar a cadeia de suprimentos de uma empresa, pois permitem que peças sobressalentes sejam fabricadas rapidamente conforme a demanda. Além da possibilidade de eliminar custos de ferramenta e armazenamento. A tendência é cada vez mais empresas, utilizarem a impressão 3D industrial para reduzirem o estoque.

  • Compartilhe em suas redes sociais
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
  • ARTIGOS SUGERIDOS:

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva e automação. Representamos com exclusividade no Brasil as marcas Chiron, Stama, Scherer, EOS, Lithoz e Sintratec.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

  • Siga a AMS nas mídias sociais