O gerenciamento de peças de reposição agrega com uma longa lista de desafios: altos custos de armazenamento e logística, superprodução causada por volumes mínimos de compra e longos tempos de espera. Às vezes, o fornecedor não oferece mais a peça no momento necessário e os custos de produção de uma peça especial demanda tempo e custos elevados.
Um exemplo disso são trens e ônibus que geralmente estão em serviço há décadas. Quando existe a necessidade de adquirir peças de reposição, na maioria dos casos é interrompida a circulação desse veículo por um longo tempo.
Em alguns casos, a manufatura aditiva pode ser uma inovadora solução para estes casos: as peças de reposição feitas em metais ou polímeros podem ser produzidas sob demanda pela impressão 3D industrial e processos de manufatura aditiva. Com isso, a cadeia produtiva é simplificada e encurtada, além de não existir mais o lote mínimo de peças. Isso evita a superprodução desnecessária e garante a máxima satisfação do cliente.
Em alguns setores da indústria, estas aplicações estão cada vez mais evidenciadas e as empresas demonstram grande apreço por aplicações industriais através da manufatura aditiva.
Com isso, ao invés da logística de armazém que consome muitos recursos, é necessário somente o armazenamento dos dados em CAD das peças de reposição, enviados somente quando necessário, criando um processo descentralizado e altamente eficiente.
Vantagens da produção de peças de reposição com impressão 3D industrial
A manufatura aditiva oferece a oportunidade de revolucionar toda a cadeia de valor de gerenciamento de peças de reposição para melhorar a lucratividade da empresa a longo prazo.
Caso de sucesso: Armazém digital de peças de reposição para ônibus
A EvoBus GmbH, empresa do grupo Daimler AG, estabeleceu o objetivo de tornar seu sistema de produção de peças de reposição mais eficiente.
Para isso, o objetivo era reduzir os custos de produção, armazenamento e logística de, aproximadamente, 300.000 peças de reposição utilizando a tecnologia de manufatura aditiva.
Depois de identificar mais de 2.500 peças adequadas para produção com impressão 3D indsutrial, 35 dessas peças foram impressas e aprovadas. Com isso, a EvoBus GmbH foi capaz de iniciar a produção de peças de reposição conforme a demanda. Assim houve uma redução de espaço além de aumentar a lucratividade e a eficiência, por diminuir as peças em estoque.
Os processos e tecnologias de manufatura aditiva podem beneficiar a cadeia de suprimentos de uma empresa, pois permitem que peças sobressalentes sejam fabricadas rapidamente conforme a demanda. Além da possibilidade de eliminar custos de ferramenta e armazenamento. A tendência é cada vez mais empresas, utilizarem a impressão 3D industrial para reduzirem o estoque.