O mundo vive um momento histórico e único na saúde, economia e mudanças de comportamento. Muitos especialistas e pessoas em geral compartilham de um mesmo pensamento: existirá um novo “normal”. Ou seja, esqueça a maneira que vivemos até hoje – a pandemia fez com que a sociedade e empresas precisassem se adaptar mais rapidamente às mudanças em geral..
Neste artigo destacaremos como o uso das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, IIot, manufatura aditiva, robótica autônoma, entre outras, vai contribuir para a retomada econômica no Brasil segundo alguns especialistas em tecnologias para a indústria.
Historicamente falando, quase todas as grandes mudanças no mundo vieram em um período pós traumático, seja em economia, nas implementações de tecnologias, ou por meio de momentos marcantes na sociedade.
Tecnologias para geração de valor no Brasil pós Covid-19
Olhando sob a ótica da tecnologia e empresas, como será a nova realidade das empresas que precisam se adaptar às mudanças de comportamento social e retomada da economia?
Para responder a estas e outras questões, A ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial mediou um interessante bate-papo online com representantes do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, Nidec Global Appliance, Macnica DHW e Omron Brasil.
No contexto da quarta revolução industrial — Indústria 4.0 —, a IIoT (Industrial Internet Of Things) é parte integrante de como os sistemas e processos de produção ciberfísicos estão preparados para se transformar com a ajuda de big data e analytics. Dados em tempo real de sensores e outras fontes de informação auxiliam dispositivos industriais e infraestruturas em suas tomadas de decisão, com ideias e ações específicas.
As tecnologias complementares como a manufatura aditiva e novos meios de produção devem acelerar a nova realidade tecnológica das indústrias no Brasil e no mundo. A AMS Brasil já vem adotando essas tecnologias através de suas soluções em equipamentos em usinagem de alta tecnologia e manufatura aditiva industrial.
E você, acredita que estas transformações da indústria no Brasil estão próximas de serem implementadas em massa?