Se você acompanha as notícias acerca do universo da manufatura aditiva, já sabe que são inúmeras as vantagens e os desafios para aplicação destas tecnologias em diferentes mercados e produtos. Será possível a aplicação destas tecnologias no desafiador mercado de joias e semijoias? Destacamos 5 vantagens da Manufatura Aditiva para aplicações neste mercado.
A manufatura aditiva abriu novos caminhos para a produção de joias e semijoias. Por meio do rápido desenvolvimento de novos materiais e capacidades de impressão, essas indústrias agora têm sistemas cuja qualidade e custos de produção superam os métodos tradicionais, permitindo que sejam criadas peças customizadas e de alta complexidade em massa, impossíveis através dos meios tradicionais de fabricação.
As 5 principais vantagens da fabricação de joias com a impressão 3D
Existem muitas razões para começar a produzir joias impressas em 3D.
Você sabe quais os benefícios que a manufatura aditiva pode proporcionar no mundo das joias? Vamos descobrir!
1. Liberdade de criação
Praticamente qualquer coisa pode ser projetada em um computador e, então, trazida à vida, através da impressão 3D.
Nas tecnologias tradicionais haveria dificuldade ou até falha em produzir geometrias complexas e grandes detalhes em uma escala tão pequena, como brincos, por exemplo. Por isso, a impressão 3D oferece a liberdade de criar formas abstratas ou estruturas interligadas.
Além disso, é possível criar peças totalmente articuladas e ainda adicionar movimento e flexibilidade ao projeto – sem tempo de construção ou montagens adicionais. Com essa tecnologia é possível criar peças que giram, dobram ou encaixam facilmente. Esse movimento é difícil de se obter usando fundição ou impressão de resina de cera.
2. Crie peças mais leves e confortáveis
Algumas joias são problemáticas, pois são pesadas, o que as torna desconfortáveis de usar e pouco práticas. Mas a utilização da impressão 3D permite fabricar joias mais leves.
Para diminuir o peso, o tipo de tecnologia influencia. Por isso a Sinterização Seletiva a Laser (SLS) que, utiliza o pó de polímeros, permite que as peças sejam mais leves se comparado a tecnologias tradicionais.
Outra opção para redução o peso é preencher as joias impressas em 3D com estrutura orgânica. Em projetos maiores, como ornamentos decorativos, broches ou colares, não necessariamente precisam ter sua parte interna sólidas. Por isso uma solução interessante para joias impressas em 3D leves são as estruturas reticuladas .
Cadastre-se em nossa newsletter
Faça como 2362 pessoas e cadastre-se em nossa newsletter e seja avisado sobre artigos, eventos e novidades da AMS Brasil.
3. Alcance um novo nível de qualidade
No mercado existem impressoras 3D profissionais que permitem uma qualidade e riqueza de detalhes.
Dependendo da tecnologia, a Manufatura Aditiva é capaz de atingir espessuras de camada de até 25 µm , que é 0,025 mm. Para comparação, a espessura média do cabelo é de 100 µm.
4. Utilize diversos materiais
Além de polímeros, é possível imprimir joias em metais preciosos como latão , bronze, prata e até mesmo ouro.
Também vale a pena mencionar as resinas. Com esse material é possível imprimir em 3D com uma superfície muito lisa graças à cura UV.
A empresa Cooksongold, parceira da EOS, tem amplo conhecimento de aplicações e parâmetros de processo para impressão 3D com ouro e outros metais preciosos. Inclusive é possível realizar a impressão de peças com essa empresa.
5. Fabrique moldes de joias impressas em 3D
A tecnologia ainda pode ser um grande trunfo para o seu processo de design. Porque uma aplicação interessante da impressão 3D são os moldes. Com isso, o processo de produção pode ser melhorado por causa da impressão 3D, pois ela pode fornecer um modelo mestre perfeito para ser usado posteriormente na confecção de moldes e nos processos de cera perdida.
Inspire-se com projetos de joias impressas em 3D
No mercado é possível encontrar diversos projetos de joias impressas em 3D impressionantes, como pulseiras impressas em Nylon, anéis de luxo e brincos. Veja alguns dos novos projetos e inspire-se!
Nervous System
Com coleções de anéis, pulseiras e colares combinando, a Nervous System projeta belas estruturas inspiradas na natureza, que seriam impossíveis de alcançar sem as tecnologias 3D. Essa joalheria utiliza simulações de computador de plantas para criar designs totalmente diferenciado e a Sinterização Seletiva a Laser para imprimir as peças.
RADIAN
Por outro lado, esses criadores dominaram a precisão da geometria. RADIAN afirma que trabalhar com impressão 3D como método de produção abre um novo mundo de formas e estéticas. Isso permitiu à RADIAN usar materiais inovadores e criar peças únicas e artísticas. As joias impressas em 3D são minimalistas e se inspiram na arquitetura.
Shapeways
A Shapeways, tradicional empresa de impressão 3D com diversas tecnologias, é prestadora de serviços para empresas de todos os tamanhos e em segmentos diferentes.
Um dos negócios em destaque desta empresa é seu sistema de compras online, que conecta designers e compradores através de sua plataforma, facilitando o trabalho de ambos os lados. São cerca de 50 materiais à disposição para a fabricação das joias, desde resinas e polímeros à metais preciosos.
Assista ao vídeo abaixo e veja como a Shapeways está conectando ideias de uma maneira inovadora e lucrativa.
Mergulhe totalmente na impressão 3D
Além das vantagens destacadas acima, não podemos deixar de mencionar o fato que a manufatura aditiva acelera e facilita os processos de criação e entrega dos produtos e também ajuda na inclusão de novos designers neste mercado.
O potencial dessa tecnologia veio para para explorar a liberdade criativa na indústria de joias e está em ampla expansão. Com essa tecnologia, os designers se beneficiam de uma grande liberdade de criação com um processo de fabricação que elimina as limitações dos processos atuais. E você já sabe como aplicar essa tecnologia no seu negócio? Entre em contato conosco que poderemos ajudar nesse processo.