• Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Veja como a impressão 3D pode diferenciar sua empresa através da customização em massa

A customização em massa e a impressão 3D fazem uma boa combinação. Descubra como você pode tornar os clientes parte do processo de criação de produtos com a impressão 3D.

Veja como a impressão 3D pode diferenciar sua empresa através da customização em massa

  • Compartilhe

SINTRATEC S2

Impressoras 3D SLS poliméricas profissionais com tecnologia suíça
Lançamento
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Customização em massa – é possível atender às novas demandas do mercado sem comprometer os atuais processos produtivos?

Customização ou personalização de produtos, é o processo de entrega de bens e serviços de mercado que são modificados para satisfazer as necessidades específicas de um cliente. Essa é uma técnica de marketing e manufatura que combina a flexibilidade e personalização de produtos feitos sob medida.

O resultado final da personalização em massa é dar aos clientes a capacidade de participar do processo de criação e integrar essa entrada em uma escala de produção. No entanto, obviamente que este tipo de ação impacta diretamente nos custos e meios produtivos.

Na maioria dos casos, é necessário mobilizar parte ou toda a área de projetos, fábrica e logística para adequar a empresa à estas demandas especiais.

Por que a personalização em massa é relevante para as empresas?

Durante toda a história de fabricação de produtos, sempre houveram customizações em variadas escalas, sendo estas tratadas como produtos especiais e muito mais caros do que a linha de produtos convencionais. Sejam elas para atender à um público mais exigente ou fabricar algo mais personalizado para determinadas marcas e empresas.

No decorrer dos anos, percebemos um significativo crescimento de linhas de produtos com diferentes opções de acabamento, cores, modelos etc. Tudo isso pensando em atender à demanda crescente de produtos únicos, tendência de consumo futuro.

No entanto, ainda não é possível ou economicamente viável a produção de produtos realmente customizados. O que existe, na maioria, são produtos com variações prés-estabelecidas para a escolha do cliente.

Se por um lado a customização seria uma utopia em termos de produtos realmente únicos para os consumidores e para os fabricantes, a customização em massa é algo quase impossível de ser atingido considerando custos e tempos de produção.

Pensando em tudo isso, está cada vez mais evidente que o mundo vai precisar de soluções inteligentes de customização em massa, para superar desejos e expectativas de clientes e não impactar à produção de forma tão acentuada.

O papel da manufatura aditiva para customização em massa

Se por um lado temos um mercado que demonstra cada vez mais interesse em produtos únicos e exclusivos, por outro lado a maioria dos processos de produção são projetados para produzir produtos padronizados em grande escala. Por isso dificilmente conseguem lidar com as variações que a customização em massa necessita.

Diante deste desafios, a Manufatura Aditiva apresenta benefícios econômicos interessantes para a customização em massa. Isso ocorre porque a impressão 3D não requer nenhum molde ou ferramenta específica que normalmente é necessária para os métodos de fabricação tradicionais. 

Quais são as vantagens da impressão 3D para personalização em massa?

Abaixo listamos apenas algumas das vantagens da criação de produtos individualizados:

Criação de experiência única e impactante no consumidor
Criação de produtos que respeitam as diferenças físicas de cada cliente
Agrega diferenciação da marca e a mesma se sobressai aos concorrentes

A customização em massa na impressão 3D será uma nova fronteira competitiva, pois permite um aumento na satisfação do cliente. Caso implementada a tecnologia de customização de maneira correta, o cliente certamente vai se sentir mais incluído e engajado com a marca e seu propósito de valor.

Flexibilidade de produção

Se para o cliente esta pode ser uma experiência inesquecível, por outro lado, a impressão 3D pode não impactar tanto em custos fixos como nas técnicas tradicionais de customização. A razão para isso é que nesse processo, ao contrário da moldagem por injeção, a texturização de superfícies, por exemplo, pode ser facilmente adquirida já no processo de impressão, sem necessitar de moldes com acabamentos individuais. 

Com essa tecnologia, os projetos podem ser variados sem considerar aumentos de custos ou perdas significativas de produtividade. Essa vantagem pode contribuir muito para ajudar as empresas a lidar com um requisito importante: a produção flexível com menores impactos nos custos de produção.  

Agilidade de produção

Livre de qualquer equipamento ou mudança de ferramentais, de modo geral, o processo de fabricação em si na manufatura aditiva pode ser mais simples e rápido. Essa velocidade, junto com a capacidade de fornecer aos clientes materiais abrangentes, é a chave para oferecer opções de personalização relevantes e significativas sem diminuir o fluxo do produto.

Criar processos de manufatura aditiva para linhas de peças de customização em massa podem ser interessantes por ser um processo paralelo à produção, muitas vezes não impactando na cadeia de produção atual.

Exemplos de produtos customizados e impressos em 3D

Empresas em todos os setores já perceberam os benefícios da personalização em massa com o auxílio da impressão 3D. Veja alguns exemplos de projetos inovadores que já estão trazendo benefícios à marcas e consumidores.

Customização em massa de óculos impressos com tecnologia SLS em Nylon PA12
Customização em massa de óculos impressos com tecnologia SLS em Nylon PA12

Personalização em massa com impressão 3D na indústria automotiva: MINI Yours da BMW

A customização em massa pode ser implementada na indústria automotiva em diversas aplicações. Para a série MINI da BMW, o serviço MINI Yours Customised foi criado para usuários mais exigentes da marca. Como estratégia, a BMW criou uma loja online e aplicativo, onde os clientes podem indicar as alterações que gostariam de implementar em peças específicas de seu MINI, como o pisca lateral, tampa de porta-luvas, maçaneta de porta e outras partes do veículo, escolhendo cores, textura, textos, fontes… Essas peças personalizadas são projetadas de acordo com o estilo criativo do cliente e a troca é feita pelo próprio cliente, aumentando ainda mais a sensação de facilidade e apego à marca.

Impressão 3D na fábrica de calçados

Além de oferecer maior conforto aos clientes, as palmilhas customizadas abrem possibilidades completamente novas de customização da moda e correção de posturas.

A exemplo da empresa Aetrex , famosa por seus calçados de linha tradicional e ortopédica, outras empresas do setor miram investir em soluções inteligentes com manufatura aditiva sls para criação de solados e palmilhas capazes de ajudar na correção postural e ainda proporcionar mais conforto e performance individualmente.

Palmilhas customizadas em TPU e impressoras EOS

Óculos feitos sob medida

O rosto de cada pessoa é tão único quanto sua personalidade. Para atender aos mais altos padrões de adaptação, as armações dos óculos podem ser feitas sob medida. 

Os sistemas de fabricação 3D permitem que você faça armações de metal e plástico que atendam às mais altas demandas com sua estrutura de treliça, design e estética. Depois de registrar a forma do rosto do cliente com um scanner e processar os dados, o sistema de impressão 3D pode construir rapidamente uma armação de óculos sob medida para o usuário

A empresa Fitz Frames, juntamente com a EOS, desenvolveram um processo de impressão 3D abrangente para fornecer óculos personalizados para o setor. Assista ao vídeo abaixo e veja um pouco mais de sua história.

Estes são apenas alguns do bons exemplos de produtos personalizados em massa com o auxílio da impressão 3D. Já existem no mercado outras dezenas de exemplos que podem te surpreender e dar um bom parâmetro de referência das tendências do mercado.

Com o auxílio da manufatura aditiva industrial, a customização em alta escala pode ser atingida obedecendo parâmetros de qualidade pré-estabelecidos, como observamos nos exemplos acima.

Para aplicação correta da manufatura aditiva, é necessário prática e procedimentos de seleção e modificação correta das peças. Aprenda com nosso time de especialistas quando e como aplicar de maneira eficiente estas tecnologias em sua empresa.

Artigo baseado com informações da Wevolver e EOS.

  • Compartilhe em suas redes sociais
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
  • ARTIGOS SUGERIDOS:

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva e automação. Representamos com exclusividade no Brasil as marcas Chiron, Stama, Scherer, EOS, Lithoz e Sintratec.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

  • Siga a AMS nas mídias sociais