Projeto INKplant irá reunir 19 parceiros para fabricação de implantes regenerativos com fusão de diferentes biomateriais e impressão 3D na Europa

Projeto Inkplant reúne dezenove parceiros para formar equipe multidisciplinar para trabalhar na fusão de diferentes biomateriais e tecnologias de impressão 3D a fim de trazer uma nova solução para a fabricação de implantes regenerativos.

Projeto INKplant irá reunir 19 parceiros para fabricação de implantes regenerativos com fusão de diferentes biomateriais e impressão 3D na Europa

Fonte: Blog Lithoz

Dezenove parceiros de universidades, centros de pesquisas, empresas multinacionais e hospitais irão colaborar com este projeto, financiado pela UE com investimento de 6 milhões de euros. Uma equipe multidisciplinar que trabalha na fusão de diferentes biomateriais e tecnologias de impressão 3D tem como objetivo trazer uma nova solução para a fabricação de implantes biomiméticos.

Leia o press release completo aqui .

O envelhecimento da população é um dos grandes desafios da Europa no século XXI. Em 2024, espera-se que 22% dos europeus tenham mais de 65 anos. Pacientes que sofrem de defeitos crônicos nas articulações ou na região oral e maxilofacial têm uma qualidade de vida significativamente reduzida e dependem continuamente de cuidados de saúde. A crise da Covid-19 mostrou como os hospitais cronicamente superlotados e grandes grupos de pacientes dependentes de cuidados e grupos de risco podem se tornar perigosos. Portanto, a ciência e a tecnologia devem trabalhar juntas para garantir que viver mais tempo seja sinônimo de viver bem. O INKplant , projeto financiado pelo H2020 da União Europeia, foi concebido para enfrentar este desafio e democratizar as suas novas soluções.

INKplant é uma iniciativa ambiciosa com um orçamento de 6 milhões de euros que criará implantes específicos para o paciente, combinando diferentes biomateriais avançados e tecnologias de ponta. Isso é possível graças às tecnologias de manufatura aditiva de alta resolução (fabricação de cerâmica por litografia e impressão a jato de tinta 3D multimaterial) e simulação avançada e avaliação biológica. Os implantes resultantes se adaptarão a cada paciente como um terno feito sob medida.

Para Dr. Andrés Díaz Lantada, pesquisador responsável pela participação da Universidade Politécnica de Madri (UPM) no projeto, o INKplant pretende transformar a personalização na saúde através de novas tecnologias, materiais e processos de impressão 3D industriais que serão integrados de forma pioneira: “O papel da UPM é notável, liderando a estratégia de design para manufatura aditiva e ajudando a promover abordagens de ciência e inovação aberta para aumentar os impactos do INKplant e sua futura transferência de resultados para a sociedade. É um dos quatro projetos financiados pela Comissão Europeia (entre mais de 300 propostas recebidas) pela chamada “Estruturas biológicas para regeneração e reparação de tecidos” do programa Horizonte 2020, que deverá liderar o futuro da engenharia de tecidos europeia”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Faça como 2362 pessoas e cadastre-se em nossa newsletter e seja avisado sobre artigos, eventos e novidades da AMS Brasil.

Reduzir os custos de saúde e o tempo de reabilitação

A crise da COVID-19 demonstrou o perigo representado pela saturação dos hospitais e as longas listas de pacientes em grupos de risco que dependem de cuidados médicos. Assim, os parceiros INKplant trabalharão em quatro casos diferentes que representam alguns dos problemas médicos mais comuns e urgentes na saúde europeia: defeitos no menisco, na articulação do joelho, no palato e problemas na articulação maxilo-facial.

Como uma spin-off vencedora de vários prêmios da Universidade Técnica de Viena, a Lithoz se especializou no desenvolvimento e fabricação de materiais e sistemas de manufatura generativos para impressão 3D de substitutos de enxerto ósseo e cerâmicas avançadas. Seu processo patenteado para a tecnologia LCM foi o primeiro a fornecer produtos cerâmicos de alto desempenho para aplicações industriais que não poderiam ser realizadas usando tecnologias tradicionais.

Reduzindo custos de saúde e tempo de reabilitação

A abordagem do INKplant pode reduzir significativamente ou até mesmo evitar a necessidade de procedimentos cirúrgicos invasivos usando componentes protéticos inorgânicos. Os métodos previstos no projeto representam uma enorme melhoria na qualidade de vida dos pacientes e irão reduzir a invasividade, bem como as complicações decorrentes dos componentes protéticos, melhorando a biocompatibilidade dos materiais utilizados.

INKplant irá fornecer novas soluções para alguns dos problemas médicos mais comuns e urgentes na saúde europeia. Os parceiros do projeto trabalharão em quatro casos de uso diferentes: defeitos do menisco, defeitos osteocondrais, defeitos palatinos e implantes específicos do paciente para reabilitação dentária e oral.

Para aliviar o sofrimento dos pacientes com defeitos articulares, INKplant irá desenvolver implantes meniscais e implantes para reparar defeitos osteocondrais no joelho, evitando assim a necessidade de substituição total da articulação.

Para defeitos na região oral e maxilofacial, causados ​​por anomalias congênitas comuns ou como resultado de doenças como câncer, a INKplant desenvolverá implantes para reparo de defeito palatino e implantes para pacientes para os quais, devido à falta de osso local nas mandíbulas , nem a prótese dentária convencional nem os implantes dentários convencionais apresentam opções de tratamento viáveis.

Terapias regenerativas personalizadas para todos

Os implantes médicos para reparo de tecidos são atualmente fabricados em tamanhos e formas padrão de materiais inorgânicos não reabsorvíveis. Ao contrário desses implantes e próteses artificiais atuais, que são percebidos pelo corpo como materiais estranhos, o INKplant permitirá a fabricação de implantes personalizados individualmente com desempenho biomecânico aprimorado e biocompatibilidade que não apenas aliviarão o sofrimento, mas também terão o potencial de promover a regeneração dos tecidos danificados do corpo.

Ao atingir os limites de complexidade e detalhe na produção de materiais com alta precisão e capacidade de produção, INKplant aborda a complexidade de regenerar diferentes tecidos no corpo. Além disso, o projeto trará tratamentos individualizados e específicos de gênero para problemas médicos desafiadores para a produção em massa. Com essas contribuições, o INKplant visa reduzir os custos de saúde e o tempo de reabilitação.

Isso será possível graças ao processo de impressão aditiva híbrida desenvolvido durante o projeto. Os implantes serão caracterizados por seus diferentes materiais mimetizando o desempenho biológico e mecânico dos tecidos moles e duros tratados.

Especialistas colaborando para impulsionar a posição da UE na biofabricação

Coordenado pela empresa austríaca de pesquisa aplicada PROFACTOR, 19 parceiros de sete países estão colaborando neste projeto para enfrentar algumas das maiores ameaças à qualidade de vida durante o envelhecimento: Mobilidade reduzida devido a problemas nas articulações e função oral reduzida devido a restaurações protéticas mal ajustadas . A equipe internacional da INKplant busca a excelência em inovação por meio de tecnologia e ciência de última geração. Os ambiciosos desafios da INKplant são enfrentados de uma perspectiva multidisciplinar e multissetorial.

O consórcio inclui especialistas em engenharia de tecidos, biomateriais, impressão 3D, padronização e bioética. Também inclui líderes mundiais de mercado em manufatura aditiva, como Lithoz, e quatro hospitais universitários diferentes, dois deles entre os maiores da Europa (Charité Berlin e Vienna General Hospital).

O INKplant combina experiência médica e técnica, juntamente com questões transversais, como padronização e aspectos éticos. Só com esta visão integrada da medicina regenerativa e personalizada é possível causar um impacto real na sociedade.

A Lithoz é uma empresa representada pela AMS no Brasil. Entre em contato e saiba mais sobre tecnologias em impressão 3D em biocerâmicas.

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva. Representamos com exclusividade empresas líderes globais.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre artigos, eventos e novidades.

Conheça a Apium

Impressoras 3D industrial de filamento ligas de PEEK médico e industrial.
NOVIDADE

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

plugins premium WordPress

Solicite um contato e iremos ajudá-lo (a) com maiores informações de produtos

EOS Xperienceday - 19 de Oububro

Como a impressão 3D industrial irá impactar na produção do futuro. Evento Gratuito e Online

Maiores informações e inscrições no link abaixo.

Fale conosco

NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Siga a AMS Brasil

Linkedin

Facebook

Instagram

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em primeira mão as melhores notícias sobre manufatura aditiva, usinagem e tecnologia.

Preencha os campos abaixo para completar seu cadastro.

Obrigado, recebemos seu contato!

Aproveite para assinar nosso mailing e receber conteúdo exclusivo com novidades e notícias sobre Tecnologias, Usinagem e Manufatura Aditiva!​

Preencha os campos abaixo para ser cadastrado em nosso mailling