Confira nossa lista de equipamentos Chiron a pronta entrega

Ciência e Tecnologia: Novo centro de pesquisas de grafeno CIGraph, já está em operação

Fruto de uma parceria entre a Gerdau Graphene e o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o Centro de Materiais Avançados em Grafeno e Novas Aplicações Tecnológicas (CIGraph) já está operando no campus da entidade, em São Paulo.

Ciência e Tecnologia: Novo centro de pesquisas de grafeno CIGraph, já está em operação

A Gerdau Graphene e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) obtiveram no final de 2021, o primeiro lugar na Chamada Pública para Estruturação de Centros de Tecnologia e Inovação Aplicadas em Materiais Avançados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Finep — Financiadora de Estudos e Projetos. O projeto prevê a criação e operação de um centro de pesquisa de grafeno.

Inaugurado no final de fevereiro de 2022, o Centro de Materiais Avançados em Grafeno e Novas Aplicações Tecnológicas (CIGraph) irá encaminhar as pesquisas principalmente com foco no desenvolvimento de aplicações deste nanomaterial. Uma das formas cristalinas do carbono, o grafeno, quando de alta qualidade, costuma ser muito forte, leve, quase transparente, sendo ainda um excelente condutor de calor e eletricidade.

Como vai funcionar

O novo centro tecnológico, localizado dentro do campus do IPT em São Paulo, tem o objetivo de tornar realidade as aplicações de grafeno em processos industriais, aprimorando as pesquisas existentes e transformando em soluções viáveis. Com investimentos e gestão da Gerdau Graphene, do IPT e da Finep, o plano de negócios a curto prazo prevê, a cada seis meses, a entrega de um novo produto em concreto, óleos e graxas ou polímeros pronto para estar no mercado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Faça como 2362 pessoas e cadastre-se em nossa newsletter e seja avisado sobre artigos, eventos e novidades da AMS Brasil.

O trabalho não será voltado exclusivamente para a Gerdau. A ideia é que as pesquisas forneçam meios (além de produtos de base) para aumentar a competitividade da indústria nacional no emprego do grafeno.

A Gerdau, com um importante player em desenvolvimento de novos materiais, já discutia a importância do grafeno como você pode ver aqui neste webinário sobre o assunto.

A Gerdau Graphene ainda fará investimentos próprios no campus do IPT, abrindo laboratórios proprietários de aplicação, qualidade e desenvolvimento.

“Esta iniciativa enquadra a empresa no IPT Open Experience, ambiente promotor de inovação criado pelo IPT que abriga em seu campus companhias interessadas em desenvolvimento tecnológico de alta densidade de conhecimento científico, a chamada HardScience”, declara o diretor executivo do programa, Alessandro Rizzato.

Profissionais

O centro conta com cerca de 50 profissionais, entre pesquisadores, bolsistas e técnicos, de diferentes áreas do conhecimento. O prazo de vigência da parceria é de 36 meses, com o plano de negócios prevendo entregas de produtos a curto, médio e longo prazos.

O CIGraph atuará especialmente nas áreas de óleos e graxas, concreto e polímeros, já que o uso do grafeno em combinação com esses materiais comprovadamente melhora as funcionalidades de resistência mecânica e térmica, assim como a capacidade de barreira a gases e a líquidos.

Este novo centro de pesquisa representa um marco no desenvolvimento de novas tecnologias e materiais e através dele o Brasil objetiva ser referência em produtos de grafeno em escala no país e no mundo.

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva e automação. Representamos com exclusividade no Brasil as marcas Chiron, Stama, Scherer, EOS, Lithoz e Sintratec.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre artigos, eventos e novidades.

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Solicite um contato e iremos ajudá-lo (a) com maiores informações de produtos

EOS Xperienceday - 19 de Oububro

Como a impressão 3D industrial irá impactar na produção do futuro. Evento Gratuito e Online

Maiores informações e inscrições no link abaixo.

Fale conosco

NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Siga a AMS Brasil

Linkedin

Facebook

Instagram

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em primeira mão as melhores notícias sobre manufatura aditiva, usinagem e tecnologia.

Preencha os campos abaixo para completar seu cadastro.

Obrigado, recebemos seu contato!

Aproveite para assinar nosso mailing e receber conteúdo exclusivo com novidades e notícias sobre Tecnologias, Usinagem e Manufatura Aditiva!​

Preencha os campos abaixo para ser cadastrado em nosso mailling