Confira nossa lista de equipamentos Chiron a pronta entrega

Cold Metal Fusion – Uma Revolução na Impressão 3D Industrial em Larga Escala

O Cold Metal Fusion é um processo que utiliza uma tecnologia inovadora de fusão a frio de metal, que permite a produção de peças de metal com alta qualidade e precisão a partir de peças poliméricas e processo Selective Laser Sintering (SLS).

Cold Metal Fusion – Uma Revolução na Impressão 3D Industrial em Larga Escala

A impressão 3D tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos. A tecnologia tem sido utilizada em uma variedade de aplicações e a impressão 3D em SLS (Selective Laser Sintering) é uma das tecnologias mais procuradas para impressão de peças de uso final. Isso se deve ao seu alto grau de repetibilidade e qualidade, assegurando uma produção de peças com qualidade sem a necessidade de utilizar suportes e com aproveitamento total da câmara de impressão.

Um outro benefício de destaque da tecnologia SLS é a produção de peças com alto volume, muito maiores do que tecnologias de impressão direta em ligas metálicas… até agora. Mas essa história pode mudar com a chegada marcante da tecnologia Cold Metal Fusion, desenvolvida pela empresa alemã, Headmade.

O que é a tecnologia de fusão a frio de metal da Cold Metal Fusion?

O Cold Metal Fusion é um processo que utiliza uma tecnologia inovadora de fusão a frio de metal, que permite a produção de peças de metal com alta qualidade e precisão a partir de peças poliméricas e processo Selective Laser Sintering (SLS). A tecnologia originou também um projeto com o mesmo nome juntamente com diversas empresas de diversos segmentos.

Uma de suas vantagens é a utilização de um equipamento de impressão em polímeros ao invés de uma máquina específica para metal, reduzindo custos de aquisição e aumentando a capacidade de produzir peças em metal em altos volumes.

A técnica utiliza uma mistura de pó de metal e um agente aglutinante para criar uma peça sólida. A peça é criada camada por camada, utilizando um laser para fundir o metal em pó. O processo é realizado em temperatura ambiente, sem a necessidade de um forno de alta temperatura.

O Processo Cold Metal Fusion

O processo de impressão CMF começa com o preparo do pó metálico, que é carregado em um compartimento na máquina de impressão 3D. A impressora então utiliza um laser para derreter o pó metálico em camadas finas, que se solidificam conforme a impressora avança. O resultado é uma peça metálica em corpo verde impressa em 3D com alta precisão e qualidade, pronta para o processo de remoção de aglutinantes (binders) e obtenção da peça final.

O debinding

Após a limpeza das peças verdes (remoção de pó não utilizado), é realizado o processo de debinding (remoção de aglutinantes). No Cold Metal Fusion esta etapa pode ser realizada em mergulho em soluções de solvente.

A sinterização

Diferentemente dos processos de fusão direta em leito de pó (DMLS), onde a fusão entre camadas é realizada já no processo de varredura do laser, no Cold Metal Fusion o processo de sinterização deve ser realizado em um forno de alta temperatura e controle atmosférico do ambiente interno do forno. Isso é importante para garantir que a peça seja sinterizada com sucesso e que não haja falhas ou distorções na estrutura final.

Benefícios do Cold Metal Fusion

A tecnologia Cold Metal Fusion oferece uma série de benefícios para a impressão 3D de peças metálicas em larga escala. Alguns desses benefícios incluem:

  • Maior precisão: o processo de impressão CMF permite a impressão de peças com alta precisão, o que é especialmente importante para peças que exigem tolerâncias precisas.
  • Maior eficiência: a impressão CMF é um processo mais eficiente do que outros métodos de fabricação de peças metálicas, como a fundição, resultando em um tempo de produção mais rápido e menos desperdício de material.
  • Maior qualidade: a tecnologia CMF permite a impressão de peças com alta qualidade, sem as imperfeições comuns em outros métodos de fabricação de peças metálicas.
  • Maior liberdade de design: a impressão CMF permite a criação de peças com designs mais complexos, que seriam impossíveis de fabricar com outros métodos.
  • Redução de custos: a impressão CMF pode ser um processo mais econômico do que outros métodos de fabricação de peças metálicas, resultando em uma redução de custos para o cliente e é ideal para altos volumes de produção.

Produza peças metálicas em escala utilizando o Cold Metal Fusion e impressoras EOS

O Cold Metal Fusion é uma tecnologia revolucionária para a impressão 3D em grande escala de peças metálicas. Com sua capacidade de fundir o metal a frio, o processo permite uma produção mais rápida e eficiente, além de reduzir significativamente os custos de produção. A parceria da Cold Metal Fusion com a EOS, líder mundial em impressoras 3D SLS, oferece ainda mais possibilidades para a produção de peças metálicas de alta qualidade e precisão. Com essa tecnologia avançada, as possibilidades para a impressão 3D em larga escala são infinitamente maiores.

Quer saber mais sobre manufatura aditiva industrial? Agende uma reunião com nossos especialistas.

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva. Representamos com exclusividade empresas líderes globais.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre artigos, eventos e novidades.

Conheça a Apium

Impressoras 3D industrial de filamento ligas de PEEK médico e industrial.
NOVIDADE

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

plugins premium WordPress

Solicite um contato e iremos ajudá-lo (a) com maiores informações de produtos

EOS Xperienceday - 19 de Oububro

Como a impressão 3D industrial irá impactar na produção do futuro. Evento Gratuito e Online

Maiores informações e inscrições no link abaixo.

Fale conosco

NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Siga a AMS Brasil

Linkedin

Facebook

Instagram

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em primeira mão as melhores notícias sobre manufatura aditiva, usinagem e tecnologia.

Preencha os campos abaixo para completar seu cadastro.

Obrigado, recebemos seu contato!

Aproveite para assinar nosso mailing e receber conteúdo exclusivo com novidades e notícias sobre Tecnologias, Usinagem e Manufatura Aditiva!​

Preencha os campos abaixo para ser cadastrado em nosso mailling