Confira nossa lista de equipamentos Chiron a pronta entrega

Como a impressão 3D de órteses pode ajudar o Brasil na Copa do Mundo

Lesões e contusões podem afetar um atleta profissional em qualquer momento, prejudicando sua carreira e comprometendo o desempenho de todo o grupo. A impressão 3D está acelerando a recuperação de contusões em atletas profissionais com fabricação de próteses customizadas para cada indivíduo. Graças à estas tecnologias, é possível imprimir uma prótese perfeitamente adaptada à anatomia do paciente em apenas algumas horas!

Como a impressão 3D de órteses pode ajudar o Brasil na Copa do Mundo

Lesões e contusões podem afetar um atleta profissional em qualquer momento de sua carreira e comprometer o desempenho de todo o grupo em campeonatos importantes. Segundo a Associação Americana de Medicina Esportiva, as lesões são responsáveis por cerca de 50% dos casos de afastamento de atletas das competições. Apesar do enorme impacto que essas lesões têm na carreira dos atletas, a maioria das próteses disponíveis no mercado é feita sob medida, o que leva muito tempo e é muito caro. Desta forma, improvisos são necessários para resolver situações de isolamento de movimentos, o que não seria a solução mais eficiente no processo de recuperação.

Além disso, as próteses improvisadas nem sempre se adaptam bem à anatomia do paciente, o que pode comprometer a recuperação. A impressão 3D está acelerando a recuperação de contusões em atletas profissionais com fabricação de próteses customizadas para cada indivíduo. Graças à estas tecnologias, é possível imprimir uma prótese perfeitamente adaptada à anatomia do paciente em apenas algumas horas ao invés de semanas.

Com a popularização da impressão 3D, no entanto, atualmente é muito mais fácil encontrar serviços de impressão de próteses 3D localmente para imprimir uma órtese adequada e poupar muito tempo na recuperação do atleta.

A importância da impressão 3D na medicina esportiva

Neste artigo, vamos explorar como a impressão 3D está ajudando os atletas profissionais a se recuperarem de lesões mais rapidamente. Vamos ver como essa tecnologia está sendo usada para criar órteses personalizadas e para fabricar outros dispositivos médicos.

As órteses impressas em 3D são mais leves e confortáveis ​​do que as tradicionais. Isso significa que os atletas podem usá-las por mais tempo sem se sentirem cansados ​​ou doloridos.

A necessidade de órteses é cada vez maior, mas ainda é difícil encontrar o modelo ideal para cada paciente. Além disso, os fabricantes de órteses tradicionais demoram meses para produzir um único dispositivo sob medida. Com a impressora 3D SLS da EOS, grandes empresas do setor médico já se utilizam de seus benefícios para produzir órteses, dispositivos e até mesmo implantes médicos, projetados para proporcionar um desempenho melhor do que a fabricação tradicional, com a vantagem de ter um tempo de produção muito mais curto, fator determinante para a recuperação de atletas durante uma competição ou mitigar riscos em uma cirurgia, por exemplo.

A produção de órteses em 3D está revolucionando a medicina esportiva e oferecendo aos atletas uma nova ferramenta para acelerar o processo de recuperação.

O que são órteses?

Órteses são dispositivos que auxiliam no movimento de articulações ou membros do corpo. Podem ser produzidas através de processos convencionais, como a modelagem em gesso, ou por processos de impressão 3D. A principal vantagem das órteses impressas é a possibilidade de serem feitas sob medida para o paciente, o que garante um maior conforto e eficiência na recuperação.

As órteses em 3D são produtos personalizados

Atualmente, a tecnologia de impressão 3D está sendo usada para fabricar órteses personalizadas para atletas de alto nível e pacientes. Com a impressão 3D, é possível criar uma órtese que seja perfeitamente adaptada às necessidades específicas de cada pessoa.

Veja alguns exemplos de órteses variadas produzidas com a tecnologia SLS da EOS.

As órteses customizadas em 3D estão ajudando os atletas de alto nível a se recuperarem mais rapidamente das lesões. Além disso, elas também estão sendo usadas para tratar pacientes com algum grau de deficiências físicas. As órteses personalizadas são capazes de fornecer um suporte perfeito para os membros do corpo e permitir que os pacientes realizem movimentos mais naturais.

Clique aqui e solicite alguns cases de sucesso com órteses e impressão 3D

A tecnologia de impressão 3D está revolucionando o campo da ortopedia e está mudando a forma como as pessoas tratam lesões e deficiências físicas. Com a impressão 3D, é possível criar órteses que sejam perfeitamente adaptadas às necessidades individuais de cada pessoa. Isso significa que os atletas de alto nível e os pacientes podem se recuperar mais rapidamente das lesões e voltar às suas atividades normais com menos dor e sofrimento.

A tecnologia 3D está permitindo que as órteses sejam cada vez mais leves e confortáveis

O desenvolvimento de órteses impressas em 3D está permitindo que elas sejam cada vez mais leves e confortáveis. Isso é possível devido às novas técnicas de impressão 3D, que permitem que as órteses sejam feitas de materiais mais leves, flexíveis e resistentes. Além disso, as órteses impressas em 3D também podem ser ajustadas de forma mais precisa às necessidades do paciente, o que aumenta ainda mais o seu conforto.

Essas vantagens estão permitindo que as órteses sejam cada vez mais utilizadas para tratar diversos problemas de saúde, como lesões nas articulações ou nos músculos, dores e correção de posturas e má formação. Além disso, as órteses também estão sendo cada vez mais utilizadas para auxiliar na recuperação de pacientes após cirurgias ortopédicas.

É importante destacar que nem todas as tecnologias são capazes de proporcionar fabricação de produtos com qualidade de detalhes, resistência e conforto adequados para algumas aplicações. Algumas empresas como a Mecuris possuem inclusive, uma plataforma própria para desenvolvimento de órteses.

As órteses em 3D estão sendo usadas por atletas de todos os níveis, desde profissionais até amadores

As órteses em 3D estão sendo usadas com sucesso por atletas de todos os níveis, desde profissionais até amadores, e também em pacientes para promover uma recuperação acelerada. Essas órteses são confeccionadas de forma individualizada, seguindo as medidas exatas do corpo do atleta ou do paciente, e podem ser utilizadas para tratar diversos tipos de lesões.

As órteses em 3D são feitas a partir de um escaneamento do corpo do atleta ou do paciente, o que garante um ajuste perfeito. Elas são leves e confortáveis, permitindo que o atleta ou o paciente execute seus movimentos normais sem restrições. Além disso, as órteses em 3D são permeáveis à transpiração, mantendo a pele seca e evitando assim irritações.

Os médicos e fisioterapeutas cada vez mais recomendam o uso de órteses impressas para seus atletas e pacientes, considerando os benefícios citados neste artigo. Além disso, as órteses em 3D também podem prevenir futuras lesões, pois oferecem uma maior estabilidade ao corpo.

As órteses estão se tornando cada vez mais baratas e acessíveis

A impressão 3D de órteses tem se tornado cada vez mais comum e eficiente, podendo chegar a custar até 10% do valor de uma órtese produzida por encomenda. Com a expansão dessa tecnologia, espera-se que esses custos caiam ainda mais, possibilitando que cada vez mais pessoas tenham acesso produtos sob medida e de alta qualidade. Entre em contato com o seu médico para saber mais sobre esse assunto!

Muito além de órteses

Além de órteses, com o auxílio da impressão 3D, algumas empresas já produzem equipamentos personalizados para seus atletas, como mostrado no vídeo sobre a New Balance, que produziu solados customizados para seus atletas olímpicos.

Um outro caso de sucesso com a impressão 3D é a implementação da tecnologia para imprimir parte interna de capacetes customizados capazes de absorver impactos com mais eficiência. Este recurso está em fase final de implementação na conceituada liga NFL de futebol americano.

O conceito utiliza o “Digital Foam” (espuma digital, em inglês), conceito aplicado pela EOS e desenvolvido em conjunto com a Ntopology. Através dela, é possível customizar a dureza de estruturas em diferentes partes do produto. Este conceito para produzir capacetes mais seguros já são utilizados na produção de capacetes para ciclismo da empresa HEXR.

Sobre a AMS Brasil

A AMS Brasil é especialista em impressão 3D industrial e, por conta disso, tem ajudado empresas em todo o Brasil a compreenderem mais sobre a aplicação da manufatura aditiva em seus negócios. Além de materiais gratuitos sobre impressão 3D disponíveis para download, também oferecemos treinamentos in-company para que as empresas possam ter uma noção mais clara dos benefícios da impressão 3D e como aplicá-la na sua produção.

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva. Representamos com exclusividade empresas líderes globais.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre artigos, eventos e novidades.

Conheça a Apium

Impressoras 3D industrial de filamento ligas de PEEK médico e industrial.
NOVIDADE

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

plugins premium WordPress

Solicite um contato e iremos ajudá-lo (a) com maiores informações de produtos

EOS Xperienceday - 19 de Oububro

Como a impressão 3D industrial irá impactar na produção do futuro. Evento Gratuito e Online

Maiores informações e inscrições no link abaixo.

Fale conosco

NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Siga a AMS Brasil

Linkedin

Facebook

Instagram

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em primeira mão as melhores notícias sobre manufatura aditiva, usinagem e tecnologia.

Preencha os campos abaixo para completar seu cadastro.

Obrigado, recebemos seu contato!

Aproveite para assinar nosso mailing e receber conteúdo exclusivo com novidades e notícias sobre Tecnologias, Usinagem e Manufatura Aditiva!​

Preencha os campos abaixo para ser cadastrado em nosso mailling