A multinacional automotiva alemã Daimler AG e sua marca de serviços Omniplus criaram um centro de impressão 3D móvel para a produção descentralizada de peças de reposição.
O contêiner móvel estará em operação no centro de serviços “BusWorld Home (BWH) em Hamburgo e pode ser transportado por caminhão para qualquer local que necessite apenas de eletricidade e uma conexão de internet para operar.
“Graças ao centro de impressão 3D móvel, podemos explorar as vantagens da impressão 3D em maior extensão e aumentar ainda mais a velocidade com que fornecemos peças de reposição”, disse Bernd Mack, chefe de peças e serviços ao cliente da Daimler Buses. “A produção descentralizada de peças, conforme necessário, evita custos de armazenamento e reduz as rotas de transporte.
“Assim, a impressão 3D não apenas nos permite reagir com rapidez, flexibilidade e economia aos requisitos do cliente, mas também melhorar nosso apelo ecológico para a produção de peças de reposição.”
Peças sobressalentes para impressão 3D
Há algum tempo, a Daimler imprime peças sobressalentes para os seus veículos. Em 2016, a empresa anunciou que iniciaria a impressão 3D de peças de reposição para sua linha de caminhões e, no ano seguinte, anunciou a produção de suas primeiras peças feitas em impressão 3D de metal.
Em 2019, a empresa anunciou uma parceria com o fabricante suíço de impressoras SLS 3D Sintratec para instalar uma impressora S2 3D em sua unidade de produção EvoBus em Neu-Ulm. Com a adição da nova impressora, a subsidiária EvoBus trouxe a impressão 3D para dentro, reduzindo custos de serviço e logísticos.
A empresa também concluiu seu projeto Next Generation Additive Manufacturing (NextGenAM) com os parceiros de impressão 3d industrial EOS e Premium AEROTEC , que se concentrou na produção de peças de alumínio para aplicações automotivas e aeroespaciais.
Impressão 3D móvel
O contêiner piloto mede doze por três metros e é projetado para fornecer peças sobressalentes aos clientes de ônibus mais rapidamente. Instalado no centro de serviços BWH, que já oferece uma gama de serviços para os ônibus Mercedez-Benz e Setra, o contêiner permitirá que o centro produza internamente peças de reposição impressas em 3D rapidamente.
O contêiner é equipado com uma impressora 3D industrial que permite à Daimler produzir peças de qualidade para produção em série. As peças são fabricadas aditivamente com poliamida de alta qualidade e atendem aos padrões de produção da empresa para peças de moldagem por injeção e repuxo profundo.
Impressão 3d industrial?
A AMS atua desde 2006 com as tecnologias industriais de impressão 3D mais destacadas do mercado mundial.
Além da impressora 3D, dentro do container está uma estação de trabalho CAD e uma estação de processamento onde o pó é preparado e as peças são liberadas do pó residual na etapa final do processo. Em uma sala adjacente há um sistema de jateamento, que suaviza a superfície dos componentes, além de um compressor de ar. O container também é equipado com aspirador industrial, filtro de ar e sistema de ar condicionado.
A experiência da BWH Hamburg em pintura significa que as peças impressas em 3D podem ser refinadas diretamente de acordo com os requisitos do cliente e, como tal, a Daimler Buses está montando uma unidade de produção adicional para peças de reposição impressas em 3D no centro.
De acordo com a Daimler, no futuro os clientes de ônibus poderão adquirir licenças de impressão 3D por meio do portal Omniplus On e, em seguida, ter as peças correspondentes produzidas por meio de um centro de impressão 3D certificado.