O New Raw é um estúdio holandês de pesquisa e design fundado por dois arquitetos, Panos Sakkas e Foteini Sataki, especializado no uso de resíduos plásticos para criar utensílios domésticos e móveis com um toque artístico. Este espírito da empresa está perfeitamente sintetizado num dos seus mais novos projetos, a cadeira Ermis. Construída com sucata e resíduos de sua principal linha de produtos, a cadeira Ermis é composta por plásticos que foram reciclados duas vezes.
Cadastre-se em nossa newsletter
Faça como 2362 pessoas e cadastre-se em nossa newsletter e seja avisado sobre artigos, eventos e novidades da AMS Brasil.
Fabricado inteiramente a partir de uma única linha de plástico em espiral, o Ermis foi impresso em 3D com um braço robótico que constantemente faz pequenas rotações enquanto segue o formato da cadeira. O método de fabricação proprietário de Sakkas e Sataki não apenas maximiza o potencial de uso do material em questão, mas também é responsável pela aparência texturizada exclusiva do produto final.
A reciclagem também é responsável pelo padrão de cores exclusivo da cadeira. Uma vez que a Ermis é feita inteiramente de resíduos de outros produtos, cada cadeira é multifacetada e nenhuma peça é exatamente igual a outra. Claro, sendo esse o caso, o Ermis também é uma edição limitada. Mas considerando o burburinho que gerou e o feedback positivo que obteve, talvez pudesse ver o The New Raw começando uma tradição com o que fizeram aqui, criando uma nova peça de plástico de terceira geração junto com o lançamento de cada nova linha de produtos.
O upcycling é uma das vantagens mais empolgantes da impressão 3D e pode muito bem ser o aspecto da indústria que tem o maior potencial para capturar a imaginação das pessoas a longo prazo. O Ermis, por exemplo, é composto por um material que não só está em sua segunda etapa de reciclagem, mas, por causa da falta de resinas de adesivos no processo de fabricação, pode teoricamente ser reciclado “infinitamente”.
Isso significa que mesmo se a cadeira quebrar ou se desgastar, o material do qual ela é derivada nunca terá que ir para o lixo. Nesse sentido, embora suas capacidades de assento tenham sido projetadas com um propósito totalmente diferente em mente, o projeto do New Raw aqui é um pouco reminiscente do recém-anunciado toalete Throne de To.Org , que transforma plástico de lixo hospitalar em uma cabine de banheiro público que, surpreendentemente, parece muito legal!
Com a necessidade da indústria em dar uma ênfase maior na economia circular se tornando cada vez mais clara por uma variedade de razões, A New Raw está fornecendo precisamente o tipo de produto que pode servir para defender o argumento das economias circulares. Algumas empresas, como a Materialise também já desenvolveram processos de reciclagem de 100% da matéria-prima para outras tecnologias, como a Selective Laser Sintering da EOS, que, através do seu processo chamado Bluetsint, que garante reaproveitamento da matéria e muita economia para os usuários.