Confira nossa lista de equipamentos Chiron a pronta entrega

Explorando a tecnologia da impressora 3D SLS: uma análise sobre a tecnologia e seus avanços em aplicações, precisão e qualidade

Descubra porque e como as impressoras 3D SLS estão revolucionando a indústria desde a produção de protótipos funcionais até peças fabricadas de alta qualidade e precisão.

Explorando a tecnologia da impressora 3D SLS: uma análise sobre a tecnologia e seus avanços em aplicações, precisão e qualidade

A impressora 3D SLS (Selective Laser Sintering) é uma tecnologia avançada de impressão tridimensional que utiliza lasers para fundir e solidificar camadas finas de material polimérico. Ela é capaz de ajudar a produzir peças precisas e de alta qualidade, com detalhes muito finos e uma resistência mecânica superior quando comparadas a algumas outras impressoras, com a vantagem adicional de trabalhar com altos volumes de produção. Por esta razão, estas tecnologias vêm conquistando um espaço cada vez maior em processos produtivos. Neste artigo, vamos explorar suas vantagens e desvantagens, as aplicações industriais e os avanços tecnológicos das impressoras 3D SLS.

Embora em raros casos o termo seja aplicado à fabricação com outros materiais, em quase sua totalidade é tratado para processos com uso em polímeros. Para metais, um processo semelhante pode ser encontrado como SLM ou DMLS.

Impressora 3D SLS: o que é?

A impressão 3D SLS (Selective Laser Sintering) é um processo de fabricação aditiva que utiliza um laser para aquecer e sinterizar (fundir) camadas finas de pó do polímero para formar uma peça tridimensional e criar um objeto. O processo envolve a seleção de camadas finas de material que são expostas ao calor para se soldarem à camada abaixo. A impressora 3D SLS lê as informações de computador para criar um design que é depois coberto com camadas finas de material que são expostas ao calor para se unirem à camada abaixo. Esta impressora 3D permite a criação de peças com formas complexas, com alta precisão de detalhes, a partir de arquivos tridimensionais dos produtos.

Este tipo de impressão é um dos mais precisos e robustos existentes no mercado. Uma impressora 3D SLS pode ser usada para produtos industriais e protótipos em diferentes mercados.

A aplicação da tecnologia SLS nas indústrias

Impressoras 3D SLS são tecnologias emergentes que têm encontrado usos cada vez mais abrangentes na indústria. Seu método flexível permite a impressão de peças resistentes para muitos fins. Hoje, a impressão SLS está sendo usada para produzir peças precisas e personalizadas, que podem ser usadas em aplicações industriais, tais como aeroespacial, automotivo, médico e bens de consumo. Os usuários podem criar peças com precisão que atendam às especificações de projetos mais exigentes. A tecnologia oferece não só melhorias na qualidade, mas também em sua eficiência. Imprimir com uma impressora 3D SLS pode ajudar a reduzir os custos e acelerar a produção, aumentando a produtividade e melhorar o tempo da peça até o mercado.

Setor automotivo

As impressoras 3D SLS têm sido amplamente utilizadas no setor automotivo para a produção de protótipos, peças para uso interno, peças de reposição e peças de produção em pequenas séries. Elas permitem a produção de peças com detalhes muito finos e uma resistência mecânica compatível. Além disso, elas oferecem flexibilidade para produzir peças personalizadas e únicas. Uma aplicação eficiente está nos testes de diferentes texturas e acabamentos para peças novas, sem a necessidade de produzir moldes caros e demorados para executar tais atividades. Também é utilizada para confeccionar dispositivos e peças de manutenção.

Com uma impressora SLS é possível que a empresa se torne muito mais competitiva em tomada de ações e flexibilidade sem comprometer custos de produção.

Veja como a Daimler está produzindo peças de reposição com sucesso com as impressoras 3D SLS para ônibus.

A Daimler utiliza impressoras 3D SLS pra fabricar peças de reposição na linha de ônibus

setor médico e de saúde

A tecnologia SLS já se tornou uma ferramenta essencial no setor médico e de saúde. A tecnologia acelera a fabricação de órteses, guias cirúrgicos e biomodelos customizados com mais qualidade e menor tempo para seus pacientes.

A Engimplan, do grupo Materialise é pioneira no uso destes recursos no Brasil.

Processo de fabricação de modelos e guias cirúrgicos com impressora 3D SLS

setor da aviação

O provedor de serviços Materialise foi certificada pela Airbus para produzir peças através de impressora 3D SLS da EOS para componentes de voos. A empresa começará a imprimir peças com o polímero retardante de chamas, PA 2241 FR. Essa qualificação também significa que esses componentes podem ser usados em toda a empresa comercial internacional da Airbus, de modo que esta tecnologia seja expandida em outros setores da empresa. Atualmente as peças impressas em 3D são usadas internamente para dutos de ar e suportes.

outros setores industriais

A impressão 3D SLS tem se tornado uma ótima alternativa também para outros setores da indústria. O potencial desta tecnologia permite que os fabricantes produzam peças complexas que têm características únicas ou substituir processos mais tradicionais como a injeção de plásticos sem comprometer a qualidade dos seus produtos. A tarefa de encontrar as aplicações ideais para cada setor é um trabalho que requer interesse, qualificação e dedicação do time.

Precisão e qualidade: como a tecnologia SLS está sendo aprimorada?

A tecnologia de impressão SLS tem evoluído significativamente nos últimos anos, permitindo melhorias significativas na precisão e qualidade das peças impressas.

Uma das principais áreas de desenvolvimento tem sido o uso de novos materiais, como metais + polímeros e polímeros avançados. Esses materiais permitem que as peças impressas tenham propriedades mecânicas e térmicas superiores. Além disso, esses materiais também possibilitam que sejam impressas peças mais finas e com maior detalhamento.

Na área de processos, alguns lançamentos como o Cold Metal Fusion da Headmade, tem atraído olhares interessados em uma produção mais barata com SLS pois, no caso da impressão 3D em metais, há restrições com relação ao posicionamento e quantidade de peças produzidas ao mesmo tempo, fator limitante da produção e viabilidade de custos.

Outra área de desenvolvimento tem sido a melhoria na resolução e acabamento das peças impressas. Isso é alcançado através de melhorias nos lasers utilizados no processo, além de técnicas avançadas de processamento como o EOS Fine Detail Resolution (FDR) capaz de produzir peças com parede de 0,22 mm no polímero PA12. Essas melhorias permitem que as peças impressas tenham uma qualidade e precisão cada vez maior, tornando-as mais próximas às peças produzidas por meios tradicionais.

Além disso, a tecnologia SLS está sendo aprimorada para permitir a impressão de peças maiores, mais rápidas e mais complexas, além de produção em série com sistemas mais rápidos e com mais lasers.

Como escolher uma boa impressora 3D SLS?

Escolher quais impressoras seriam adequadas para sua necessidade não é uma tarefa fácil. Agora que você já viu como a tecnologia SLS é capaz de ajudá-lo, separei alguns critérios para fazer uma boa escolha de produto e fabricante.

  1. Procure saber sobre a resolução e tamanhos da impressora, este é o primeiro passo para saber se o equipamento poderá ser útil para sua empresa.
  2. Certifique-se que a impressora possui os parâmetros necessários para imprimir os materiais selecionados para seu projeto.
  3. Verifique se o material possui as certificações internacionais para atender à sua demanda.
  4. Certifique-se que os profissionais estão devidamente treinados sobre o assunto para tomada de decisão consciente quanto às aplicações e validações.
  5. Solicite simulações virtuais de cotação de impressão e tempo para saber se o equipamento se adequa ao orçamento determinado e retorno sobre investimento.
  6. Procure ter em mãos peças de exemplo para certificar-se da qualidade da impressão.
  7. Por fim, pesquise opiniões e reviews de outros usuários para ter uma ideia da experiência deles com a impressora. É importante saber a origem da fabricante, suporte e condições de garantia dos equipamentos.

Como alavancar as possibilidades de seus processos e produtos com a impressão 3D industrial

Se sua empresa busca inovação e quer explorar novas possibilidades com as impressoras 3D em polímeros, metais e cerâmicas, entre em contato com a AMS Brasil e agende uma reunião de apresentação. Você poderá conhecer mais sobre os nossos produtos e como eles podem ajudar no sucesso do seu negócio. Esperamos poder contribuir para o seu crescimento.

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva. Representamos com exclusividade empresas líderes globais.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre artigos, eventos e novidades.

Conheça a Apium

Impressoras 3D industrial de filamento ligas de PEEK médico e industrial.
NOVIDADE

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

plugins premium WordPress

Solicite um contato e iremos ajudá-lo (a) com maiores informações de produtos

EOS Xperienceday - 19 de Oububro

Como a impressão 3D industrial irá impactar na produção do futuro. Evento Gratuito e Online

Maiores informações e inscrições no link abaixo.

Fale conosco

NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Siga a AMS Brasil

Linkedin

Facebook

Instagram

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em primeira mão as melhores notícias sobre manufatura aditiva, usinagem e tecnologia.

Preencha os campos abaixo para completar seu cadastro.

Obrigado, recebemos seu contato!

Aproveite para assinar nosso mailing e receber conteúdo exclusivo com novidades e notícias sobre Tecnologias, Usinagem e Manufatura Aditiva!​

Preencha os campos abaixo para ser cadastrado em nosso mailling