O termo tungstênio flexível raramente é visto, pois é conhecido como um dos elementos mais resistentes encontrados na natureza. É super denso e quase impossível de derreter. É muito resistente à corrosão e possui o ponto de fusão mais alto e a maior resistência à tração de qualquer elemento. Essas características ocorrem quando associados a outros elementos, como na forma de carboneto de tungstênio. Porém o tungstênio puro é, na verdade, muito macio.
Explorando esse material de maneira pura e as possibilidades da impressão 3D, Tomas Maccio, Líder da Equipe de Laboratórios de Manufatura aditiva da TWI, conseguiu imprimir em 3D, 20 folhas de tungstênio com apenas 70 μm de espessura, tornando a peça super flexível conforme observa-se no vídeo abaixo.
Manufatura aditiva com Tungstênio Puro
Outra aplicação para esse material de maneira pura é na produção, através da manufatura aditiva, de grade antidispersão que aprimoram os resultados de exames. Eles absorvem a radiação dispersa indesejada para melhorar a qualidade das imagens da Tomografia Computadorizada.

Esse exame está sendo muito importante no momento, pois está sendo utilizado para auxiliar aos profissionais da saúde o tratamento de pessoas com COVID-19. O exame auxilia a avaliar as condições respiratórias, bem como monitorar casos graves.
A Dunlee, uma distribuidora de produtos, soluções e serviços para o negócio de imagem de terceiros, com sede em Hamburgo, Alemanha, relata que está aumentando sua produção dessas grades anti dispersão de tungstênio para apoiar o acesso do paciente durante o pandemia de coronavírus (COVID-19).
Jan Laheij, chefe global de comércio – componentes de imagem, Dunlee afirmou: “Estamos trabalhando em estreita colaboração com nosso parceiro de longa data EOS para obter novas impressoras, ao mesmo tempo em que ajustamos nossas impressoras existentes para aumentar a produção. Temos a sorte de poder contar com uma resposta rápida da equipe de manutenção e serviço EOS para manter nossas máquinas funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana.”
Padrão de qualidade EOS
Essas grades anti dispersão são produzidas com através da manufatura aditiva e com o pó o EOS Tungsten W1, o tungstênio puro. Esse pó possui certificado de inspeção de acordo com EN 10204, Tipo 3.1, resultado dos extensos testes de garantida de segurança da EOS e uma experiência de 30 anos de experiência em materiais nos setores de metal e polímero.
Além disso, o portfólio da EOS atualmente abrange mais de 20 ligas e mais de 70 processos validados para todos os sistemas DMLS. O portfólio inclui alumínio, cromo-cobalto, à base de níquel, metal refrativo, aços inoxidáveis, aços ferramenta e ligas de titânio. Isso permite que uma infinidade de aplicações sejam impressas em 3D na qualidade de peça desejada.
Todos os materiais, parâmetros de processo e sistemas de metal estão perfeitamente alinhados para fornecer de forma confiável e repetitiva as propriedades de peça desejadas para a produção das peças. Essa união é chamada de Triângulo de Qualidade EOS.
A EOS garante qualidade nos produtos porque realiza um controle rígido na cadeia de suprimentos de materiais desde a origem à entrega que garante conformidade regulamentar, rastreabilidade de lote, volumes flexíveis e entrega rápida.

A equipe da EOS de especialistas em materiais e metalurgia desenvolvem continuamente os materiais DMLS com base nos requisitos e feedback do cliente. As equipes de pesquisa e desenvolvimento estão trabalhando em uma ampla gama de materiais futuros, como bronze, cobre puro, ligas de cobre, vidros metálicos, ligas leves, apenas para citar alguns.
Assim como o Tomas Maccio, da TWI, a EOS está sempre pesquisando e lançando novidades com o objetivo de oferecer soluções inovadoras e cada vez mais consolidar a manufatura aditiva.
Deseja saber como a manufatura aditiva pode agregar no seu negócio? Agende um horário conosco para uma análise gratuita do seu negócio.
Artigo publicado com base em informações da EOS e 3DPrinting Media Network e Metal AM.