Imaginar veículos do futuro não é coisa nova para a sociedade. Veículos com visuais futuristas fazem parte do imaginário de cineastas e montadoras. A Fuller Moto, empresa especialista em personalização de motocicletas, não ficou de fora desse movimento e divulgou a sua nova motocicleta elétrica, a 2029 Majestic. Além do seu design peculiar, chama a atenção a presença de peças de titânio feitas em uma impressora 3D.
A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o junção ideal entre tecnologia e a tradição.
O veículo possui um corpo feito em alumínio esculpido e totalmente fechado. Além disso, é equipado com rodas de policarbonato transparentes sem raios e um motor elétrico. Para chegar ao design inovador, a montadora virou o chassi de cabeça para baixo e reposicionou as baterias para alinhar o motor e as rodas de 23 polegadas. Elementos como o braço estabilizador dianteiro e a placa de direção foram impressos em 3D com titânio.
“Fui inspirado pela impressão em 3D, permitindo que minha criatividade se tornasse selvagem e criando formas orgânicas. Sem limites para o design, pude criar algo único”, destacou Bryan Fuller.
A 2029 Majestic atinge até uma velocidade máxima de 136 km/h com seu motor de 46 cv e alcance de 160 quilômetros.
A moto foi encomendada por Bobby Haas, proprietário do Haas Moto Museum and Sculpture Gallery em Dallas, no Texas, Estados Unidos, onde será exposta. Ele possui mais de 200 motos (incluindo uma Majestic original) na sua coleção.
Segundo o The Next Web, os pedais e a coroa da transmissão foram feitas com uma liga de titânio numa impressora 3D da Oerlikon, que usa lasers para fundir pó metálico e criar a peça.
A Oerlikon AM é uma empresa especializada na prestação de serviços especializados em manufatura aditiva. Eles oferecem um suporte amplo no portfólio de soluções para impressão 3D, com 23 Impressoras DMLS para metal e 5 impressoras poliméricas SLS, ambas tecnologias da EOS, além de outras marcas e tecnologias.
Histórias de inspiração como a Oerlikon nos aproxima cada vez mais da ideia de que a impressão 3D é uma tecnologia auxiliar de alta relevância para a engenharia do presente e fundamental para a engenharia do futuro.
E você, já viu alguma aplicação como esta para compartilhar conosco? Compartilhe suas ideias abaixo nos comentários.