Confira nossa lista de equipamentos Chiron a pronta entrega

Quais as Melhores Tecnologias de Impressão 3D Para Metais Existentes no Mercado?

A impressão 3D em metal possibilita desenvolver produtos complexos e incríveis. Definir quais tecnologias atendem às demandas do projeto é crucial para seu sucesso.

Quais as Melhores Tecnologias de Impressão 3D Para Metais Existentes no Mercado?

A manufatura aditiva ou impressão 3D é um processo de fabricação capaz de criar produtos tridimensionais complexos. Este processo tem o potencial de revolucionar a fabricação como a conhecemos. Usando manufatura aditiva, ou impressão 3D, os engenheiros podem criar quase qualquer tipo de produto juntando várias peças em um modelo digital único, alterando conceitos de fabricação pré-existentes.

Antes de entrarmos no tópico principal deste artigo, é importante ressaltar que o objeto resultante é de alta qualidade, baixo custo e facilmente personalizável, quando comparamos com meios mais tradicionais de fabricação. No entanto, é importante ter ciência que todos os processos de fabricação 3D exigem conhecimentos sobre criação, processos e softwares voltados para a área.

Qual a tecnologia de manufatura aditiva para metal é ideal para o meu processo?

Analisar o equipamento e tecnologia ideais para a aplicação desejada é uma tarefa árdua e exige dedicação e suporte de engenharia adequados.

Leia: A Tecnologia é só a Ponta do Iceberg

Atualmente, as tecnologias mais conhecidas no mercado são as Powder Bed Fusion (fusão em leito de pó), que originam a Direct Melting Laser Solidification (DMLS) – exclusiva da EOS, Selective Laser Melting (SLM) – equivalente a DMLS e Electro Bean Melting (EBM).

Outras tecnologias presentes no mercado são a Bound Powder Extrusion (BPE), que utiliza como base o sistema de deposição por filamento, Direct Laser Deposition (DED) e Metal Jet Fusion (MJF).

Escolher quais tecnologias atendem as necessidades gerais dos projetos não é uma tarefa fácil: considere com critério as necessidades do projeto, os requerimentos de qualidade, as limitações e diferenciais de cada tecnologia, suporte técnico e comercial local, gama de materiais, curva de aprendizado e investimento para tomar a melhor decisão.

Considere também adquirir serviços de impressão de terceiros para adquirir experiência e fazer testes qualitativos.

Quando investir em manufatura aditiva metálica?

As tecnologias aditivas estão ganhando força e se tornando mais acessíveis do que a fabricação tradicional índice de aceitação exponencial. O primeiro contato com as impressoras muitas vezes se dá ao analisar como elas podem ajudar em processos de prototipagem e pequenas operações internas de projeto e fabricação.

Atualmente já são diversos setores aplicando a impressão 3D em metal em grande escala: aeroespacial, automotivo geral (veículos de passeio, tratores, caminhões e ônibus), fabricantes de implantes médico e odontológico, moldes e matrizes, óleo e gás, mineração, ferramentas especiais e outros.

Inicialmente a pergunta sobre impressão 3D industrial era “será que funciona?”. Atualmente a pergunta é “como podemos aplicar em nossos processos?”.

Uma coisa é certa: as empresas que não começarem rapidamente a se adaptar no mercado com relação à manufatura aditiva, irão ficar defasadas e podem perder competitividade no futuro.

Baixe aqui nossos materiais gratuitos sobre manufatura aditiva

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva. Representamos com exclusividade empresas líderes globais.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre artigos, eventos e novidades.

Conheça a Apium

Impressoras 3D industrial de filamento ligas de PEEK médico e industrial.
NOVIDADE

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

plugins premium WordPress

Solicite um contato e iremos ajudá-lo (a) com maiores informações de produtos

EOS Xperienceday - 19 de Oububro

Como a impressão 3D industrial irá impactar na produção do futuro. Evento Gratuito e Online

Maiores informações e inscrições no link abaixo.

Fale conosco

NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Siga a AMS Brasil

Linkedin

Facebook

Instagram

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em primeira mão as melhores notícias sobre manufatura aditiva, usinagem e tecnologia.

Preencha os campos abaixo para completar seu cadastro.

Obrigado, recebemos seu contato!

Aproveite para assinar nosso mailing e receber conteúdo exclusivo com novidades e notícias sobre Tecnologias, Usinagem e Manufatura Aditiva!​

Preencha os campos abaixo para ser cadastrado em nosso mailling