Confira nossa lista de equipamentos Chiron a pronta entrega

Portuguese EnglishSpanish German 
Portuguese English Spanish German 
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Qual é melhor opção, CNC ou impressão 3D? Veja como aplicar melhor estas duas tecnologias

A usinagem CNC e a impressão 3D são duas técnicas de processamento comuns. Existem semelhanças e diferenças entre eles. Ambos têm vantagens próprias e trarão benefícios para o processo de fabricação, mas qual é o melhor para você? Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher o melhor método para o seu negócio.

Qual é melhor opção, CNC ou impressão 3D? Veja como aplicar melhor estas duas tecnologias

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A usinagem CNC e a impressão 3D são duas técnicas de processamento comuns. Existem semelhanças e diferenças entre eles. Ambos têm vantagens próprias e trarão benefícios para o processo de fabricação, mas qual é o melhor para você? Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher o melhor método para o seu negócio.

Coisas a considerar antes de selecionar um processo de fabricação

Que fatores levar em consideração ao determinar o método de fabricação? Como engenheiro ou projetista, é difícil escolher um processo de manufatura para criar um protótipo ou peça. Todas as técnicas de processamento têm suas próprias etapas e vantagens. No entanto, existem alguns fatores que você precisa considerar antes de selecionar um processo de fabricação.

1. Modo de fabricação

A maior diferença entre a usinagem CNCa impressão 3D é o modo de fabricação. A usinagem CNC é um processo de manufatura subtrativo, que cria peças removendo materiais de um bloco de metal, plástico ou madeira para obter o produto acabado com a forma desejada. embora a impressão 3D seja um processo de manufatura aditivo, ela cria peças adicionando matéria-prima camada por camada até que o produto seja concluído.

2. Tipo de Materiais

Tanto a usinagem CNC quanto a impressão 3D podem funcionar com uma ampla variedade de materiais, de metais a plásticos ou outros materiais. No entanto, os metais são mais amplamente usados ​​na usinagem CNC porque existem diferentes ferramentas, que podem cortar metais facilmente. As impressoras 3D são comumente usadas com plásticos, embora as aplicações com impressoras 3D para metais estejam cada vez mais presentes na indústria. No entanto, a impressão em metal são consideradas caras quando comparadas a alguns processos convencionais de fabricação por CNC e é necessário estudar caso a caso. 

Além dos materiais mais utilizados, existem outros como madeiras, acrílicos, termoplásticos e outras opções que podem ser utilizadas para fresamento CNC, além de compósitos, ceras e cerâmicas para impressão 3D. Além disso, alguns materiais são difíceis de serem processados, só podendo ser feitos por impressão 3D.

Como resultado, ao selecionar um método de fabricação, devemos colaborar com uma equipe de engenheiros e designers competentes que podem nos ajudar a determinar qual processo de fabricação é ideal para o material.

3. Custo

Quando se trata de custo, a impressão 3D é geralmente mais barata do que os serviços de usinagem CNC, para lotes reduzidos. Isso ocorre porque o material usado para impressão 3D é mais barato do que o material usado para máquinas CNC. O custo também está relacionado ao modo de fabricação. O processo de manufatura subtrativo leva a mais desperdício de matéria-prima do que o processo de manufatura aditivo. A usinagem CNC geralmente deixa sobras de material após o processo de fabricação e, às vezes, o material que sobra não pode ser reutilizado. Enquanto isso, a impressão 3D usa apenas o material necessário para fazer o produto. Portanto, menos desperdício torna a impressão 3D mais econômica do que a usinagem CNC boa parte das vezes.

Características e vantagens da usinagem CNC e impressão 3D

1. Precisão de produção

A usinagem CNC tem muitas vantagens. A precisão é uma dessas vantagens – o erro em cada eixo é de apenas alguns mícrons, o que significa que uma alta precisão de superfície pode ser alcançada sem usinagem adicional. A usinagem CNC também é geralmente superior à impressão 3D em termos de tolerâncias, pois não requer tratamento térmico e reprocessamento.

2. Tamanho

A usinagem CNC tem comparativamente poucas restrições de tamanho; componentes pequenos ou grandes podem ser usinados corretamente por máquinas CNC. Em comparação com a usinagem CNC, a impressão 3D tem um tamanho máximo de peça comparativamente modesto.

3. Forma

A usinagem CNC não é capaz de fabricar as peças com formas geométricas complexas como a impressão 3D devido ao processo de manufatura subtrativo que utiliza. Já a impressão 3D pode produzir peças com formas geométricas complexas quase sem limites de desenho. Quando formas geométricas complexas são necessárias, devemos mudar para a impressão 3D.

4. Produção e escala

Os custos de fabricação devem considerar o tamanho e variações dos lotes. Neste quesito, a usinagem CNC e outros processos convencionais de fabricação levam vantagem em peças seriadas, mas muitas das vezes a cadeia produtiva é longa, demandando a fabricação de dispositivos, ferramentas, capacidade produtiva dos equipamentos etc. Isso pode causar um transtorno para as empresas, às vezes obrigando-as a adquirir novos equipamentos e fazer novas contratações de forma repentina.

Por outro lado, peças fabricadas em impressão 3D são rapidamente colocadas em processo de fabricação e a cadeia de produção é, normalmente, mais curta e simples. Uma outra vantagem é a capacidade de produzir lotes com peças únicas na mesma plataforma, sem uso de programas ou ferramentas especiais. Também devemos considerar que os equipamentos de impressão trabalham de forma autônoma, durante o tempo de produção.

Conclusões – O que é melhor, impressão CNC ou 3D?

Em geral, não existe uma técnica perfeita que funcione para todos as aplicações. Ambos os serviços de impressão 3D e CNC são muito eficazes e têm seus próprios pontos fortes e desvantagens. A impressão 3D pode nos ajudar a minimizar ou eliminar completamente as restrições estruturais, mas a impressão 3D não poderia satisfazer as tolerâncias que os produtos de alta precisão exigiam. A usinagem CNC pode fornecer tolerância restrita, mas não pode produzir peças com formas geométricas complexas. Portanto, combinar as vantagens destas tecnologias para produzir peças costuma ser mais rápido e mais econômico, como visto neste artigo. Se você não tiver certeza de qual método de fabricação usar para o seu produto, entre em contato com a AMS Brasil e fale com nossos especialistas em usinagem e manufatura aditiva.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva e automação. Representamos com exclusividade no Brasil as marcas Chiron, Stama, Scherer, EOS, Lithoz e Sintratec.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre artigos, eventos e novidades.

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Solicite um contato e iremos ajudá-lo (a) com maiores informações de produtos

EOS Xperienceday - 19 de Oububro

Como a impressão 3D industrial irá impactar na produção do futuro. Evento Gratuito e Online

Maiores informações e inscrições no link abaixo.

Fale conosco

NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Siga a AMS Brasil

Linkedin

Facebook

Instagram

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em primeira mão as melhores notícias sobre manufatura aditiva, usinagem e tecnologia.

Preencha os campos abaixo para completar seu cadastro.

Obrigado, recebemos seu contato!

Aproveite para assinar nosso mailing e receber conteúdo exclusivo com novidades e notícias sobre Tecnologias, Usinagem e Manufatura Aditiva!​

Preencha os campos abaixo para ser cadastrado em nosso mailling