Confira nossa lista de equipamentos Chiron a pronta entrega

A Shell torna-se a primeira empresa europeia a receber certificação CE de terceiros para peças impressas em 3D internas

A gigante de petróleo e gás Royal Dutch Shell se tornou a primeira empresa na Europa a obter a certificação CE de uma autoridade terceirizada para uma peça impressa em 3D internamente.

A Shell torna-se a primeira empresa europeia a receber certificação CE de terceiros para peças impressas em 3D internas

A gigante de petróleo e gás Royal Dutch Shell se tornou a primeira empresa na Europa a obter a certificação CE de uma autoridade terceirizada para uma peça impressa em 3D internamente.

A peça em questão é um vaso de pressão impresso em 3D que foi certificado de acordo com a Diretiva Europeia de Equipamentos de Pressão (PED) e é o culminar de um projeto de quatro anos para demonstrar a aplicação da impressão 3D no setor de energia.

“Isso representa um marco significativo, não apenas para a indústria de manufatura aditiva, mas também para a comunidade de equipamentos de pressão”, disse David Hardacre, Especialista Líder da empresa de avaliação independente LRQA, anteriormente conhecida como Lloyd’s Register. O LRQA atuou como órgão notificador da certificação e categorizou a embarcação impressa em 3D na categoria PED III.

Objetivos de impressão 3D offshore da Shell

A Shell começou a alavancar a impressão 3D para fins de prototipagem de design e ferramentas em 2011 com a instalação de um sistema PBF a laser de metal interno em seu Centro de Tecnologia de Amsterdã (STCA). Desde então, a empresa aumentou suas operações de impressão 3D e voltou sua atenção para a fabricação aditiva de peças de reposição offshore de uso final.

Para isso, a empresa começou a testar a tecnologia de gêmeos digitais em sua refinaria de Cingapura em agosto de 2020. Quando totalmente implementado em 2024, espera-se que o sistema aumente significativamente a produtividade da Shell, além de melhorar a confiabilidade e a segurança.

Nos últimos dois anos, a Shell continuou a aumentar sua dependência da impressão 3D e do gerenciamento de peças digitais por meio de vários projetos globais de manufatura aditiva no setor de energia. Por exemplo, a empresa utilizou a tecnologia para obter reduções de custos notáveis ​​em suas operações offshore na Nigéria e também fez parceria com a empresa de energia Baker Hughes para desenvolver impulsores impressos em 3D sob demanda que poderiam reduzir os prazos de entrega em até 75%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Faça como 2362 pessoas e cadastre-se em nossa newsletter e seja avisado sobre artigos, eventos e novidades da AMS Brasil.

Mais recentemente, a Shell trabalhou com o fornecedor de serviços de fabricação 3D Metalforge para fornecer peças de trocador de calor impressas em 3D para uma de suas instalações offshore. A execução limitada de mini tubulação especializada ajudou a Shell a minimizar o tempo de inatividade do equipamento, reduzindo a probabilidade de falha da peça.

A Shell e a LRQA trabalham juntas há algum tempo, com o STCA da Shell premiado com uma qualificação de melhores práticas para sua instalação de impressão 3D pela empresa de avaliação em 2019. Agora, as empresas atingiram outro marco significativo junto com a certificação CE do primeiro em -casa peça impressa em 3D por uma empresa europeia.

“A jornada conjunta da Shell e do LRQA foi tecnicamente desafiadora, mas imensamente recompensadora”, disse Hardacre. “Nós agora estabelecemos um caminho para qualquer pessoa certificar equipamentos de pressão fabricados com aditivos sob o PED.”

O laboratório de impressão 3D no Shell Technology Center Amsterdam (STCA). Foto via Shell.

Obtendo a certificação CE

Projetado para pressões de até 220 bar, o vaso de pressão foi impresso em 3D usando os recursos de impressão 3D PBF da Shell em seu Campus de Transição de Energia em Amsterdã.

Segundo a Shell, a certificação do LRQA é um marco importante para o setor de energia, pois até o momento não há legislação ou padrões globais em vigor especificamente para peças de retenção de pressão impressas em 3D. Como resultado, até agora o uso de equipamentos de pressão impressos em 3D geralmente não era permitido em locais industriais.

O projeto de quatro anos para desenvolver o vaso de pressão nasceu do desejo da Shell de reunir dados de pesquisa para ajudar a melhorar a confiança do setor de energia na impressão 3D como meio de obter peças de reposição “just in time”, em vez de manter grandes e dispendiosos estoques físicos.

Ao obter a certificação CE para o vaso de pressão, a empresa espera que seu trabalho forneça pontos de dados e insights valiosos para estimular mais discussões com órgãos de padronização para ampliar o uso de impressão 3D para equipamentos de pressão.

“A Shell continuará a ser líder em pesquisa e desenvolvimento de manufatura aditiva”, disse Angeline Goh, líder de tecnologia de impressão 3D da Shell. “Colaboramos com vários parceiros globalmente para aumentar nossas próprias capacidades e o escopo de aplicação da impressão 3D no setor de energia.

Quer saber como a manufatura aditiva pode ajudar sua empresa? Fale com a AMS Brasil

Fonte: 3D Print Industry

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva e automação. Representamos com exclusividade no Brasil as marcas Chiron, Stama, Scherer, EOS, Lithoz e Sintratec.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre artigos, eventos e novidades.

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

Solicite um contato e iremos ajudá-lo (a) com maiores informações de produtos

EOS Xperienceday - 19 de Oububro

Como a impressão 3D industrial irá impactar na produção do futuro. Evento Gratuito e Online

Maiores informações e inscrições no link abaixo.

Fale conosco

NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Siga a AMS Brasil

Linkedin

Facebook

Instagram

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em primeira mão as melhores notícias sobre manufatura aditiva, usinagem e tecnologia.

Preencha os campos abaixo para completar seu cadastro.

Obrigado, recebemos seu contato!

Aproveite para assinar nosso mailing e receber conteúdo exclusivo com novidades e notícias sobre Tecnologias, Usinagem e Manufatura Aditiva!​

Preencha os campos abaixo para ser cadastrado em nosso mailling