O mercado de bens de consumo é muito competitivo. Fabricantes e projetistas continuamente buscam diferenciação e exclusividade para serem a melhor opção para os seus clientes. A capacidade de personalizar produtos individualmente é um recurso de venda impossível de ser ignorada e atingir a customização em massa foi amplamente empregada e facilitada após o desenvolvimento da impressão 3D industrial.
Tradicionalmente, a produção de óculos exige matrizes e moldes e a escolha se limita a tamanhos P, M e G, com algumas gamas de cores e modelos. No entanto, com o atual cenário de desenvolvimento de softwares de realidade virtual, realidade aumentada e simulação de impressão 3D, lotes inteiros de óculos podem ser produzidos atendendo demandas individuais, sem necessidade de moldes específicos, todos em uma mesma plataforma de produção em máquinas de impressão 3D SLS.
Um sistema de impressão 3D SLS é capaz de produzir lotes inteiros, individualizados e com espaço mínimo entre as armações, com ótimo aproveitamento da plataforma, desta forma, atingindo ótimos níveis de relação custo-benefício e produção em apenas algumas horas.
A Fitz Frames
A Fitz Frames, uma fabricante de óculos, cria produtos personalizados para crianças com o clique de uma câmera ou, mais especificamente, uma selfie. A história deles é um excelente exemplo de como a Manufatura Aditiva (MA), combinada com smartphones, digitalização e a web se harmonizaram para mudar a cadeia produtiva para a produção de produtos personalizados em grande escala.
Cadastre-se em nossa newsletter
Faça como 2362 pessoas e cadastre-se em nossa newsletter e seja avisado sobre artigos, eventos e novidades da AMS Brasil.
A fundadora da Fitz Frames, Heidi Hertel, descobriu a necessidade de criação de produtos personalizáveis para crianças quando suas duas filhas pequenas precisavam de óculos, mas os convencionais não lhes serviam. E os óculos que estavam disponíveis, feitos de manufatura tradicional, se encaixavam mal e não permitiam manter o estilo de vida ativo de seus filhos – pois quebravam facilmente. Hertel teve uma ideia para produzir com melhor design, melhor fabricação e melhor experiência do cliente.
Forçando os limites
Por meio de Fitz Frames, Hertel e sua equipe mostraram como a Manufatura Aditiva continua a ser uma tecnologia inovadora, empurrando os limites de desempenho de peças, sustentabilidade e automação, ao mesmo tempo que diminui a complexidade de fabricação e os custos.
A abordagem única da Fitz Frames para uma indústria madura é reescrever as regras, uma vez que a manufatura tradicional não será substituída da noite para o dia e assim, colabora como uma forte opção para eliminar tempo, custo e desperdício durante a produção e estoque desnecessário.
Olhando para o futuro, esses desenvolvimentos de manufatura também abrem um mundo de coleta e utilização de metadados, por meio de novos softwares que podem ser facilmente baixado para seu celular. Este é apenas o começo de uma era de inovações, produtos sustentáveis, metodologia prática de escolha e compra que estarão cada vez mais evidenciados daqui para a frente.
Se você deseja transformar seu negócio através das tecnologias de manufatura aditiva, temos uma grande oportunidade para você: solicite o contato de um especialista em manufatura aditiva e compreenda como esta tecnologia pode impactar em seu negócio e produtos e diferencie-se do restante do mercado.