Confira nossa lista de equipamentos Chiron a pronta entrega

Como a Impressão 3D Ajudou a Wilson a Criar a Bola “Airless” e Como Isso Pode Desbloquear Novas Possibilidades Para a Indústria Esportiva

A Wilson Sporting Goods produziu a primeira bola "Sem Ar" do mercado através de impressão 3D. Fabricada com um material composto de borracha e poliuretano, essa inovação pode representar um novo marco para desenvolvimento de produtos esportivos com melhor desempenho.

Como a Impressão 3D Ajudou a Wilson a Criar a Bola “Airless” e Como Isso Pode Desbloquear Novas Possibilidades Para a Indústria Esportiva

Nos últimos anos, temos visto a tecnologia de Impressão 3D transformando diversas áreas da indústria, desde a medicina até a construção civil. Mas a mais recente novidade é o uso da impressão 3D na criação de bolas de basquete, como a nova “Airless” da Wilson Sporting Goods, fabricante de artigos esportivos profissionais.

Wilson apresenta o protótipo da bola Airless de basquete

O protótipo, em colaboração com K.J. Martin, jogador de basquete do Houston Rockets e desenvolvido pelo time de pesquisa e desenvolvimento e designers da Wilson, a consultoria de manufatura aditiva Additive Minds, a EOS North America e colaboração de outras empresas como a Dye Mansion, General Lattice e ALM – Advanced Laser Materials, apresenta um design impressionante com uma malha hexagonal transparente que permite uma melhor visibilidade da bola durante o jogo. Mas além de sua aparência futurista, a tecnologia de impressão 3D também oferece diversas vantagens em termos de desempenho e durabilidade.

Ao contrário das bolas tradicionais, a “Airless”, baseada em conceitos já vistos em pneus não possui uma câmara de ar, o que elimina a necessidade de inflá-la regularmente e reduz a probabilidade de ela estourar durante o jogo. Além disso, a tecnologia de impressão 3D permite a criação de uma superfície mais uniforme e consistente, garantindo uma melhor aderência e controle da bola.

O processo

A bola Airless foi produzida utilizando um processo de manufatura aditiva e tecnologia Selective Laser Sintering (SLS), que é uma técnica de fabricação que permite a criação de objetos tridimensionais camada por camada. O processo começa com a criação de um modelo 3D da bola no computador. Esse modelo é então enviado para uma impressora 3D que utiliza um material composto por uma mistura de borracha e poliuretano para imprimir a bola camada por camada. A bola é impressa com uma estrutura hexagonal de malha aberta que lhe confere uma aparência única e uma sensação de aderência ao toque. O resultado final é uma bola durável e sem câmara de ar, projetada para proporcionar um desempenho superior e durar mais do que as bolas tradicionais.

Processo de fabricação da bola Airless, da Wilson

Essa inovação da Wilson é apenas uma das muitas possibilidades que a tecnologia 3D oferece para a indústria esportiva. A impressão 3D já está sendo usada para criar próteses personalizadas para atletas, equipamentos de proteção e até mesmo uniformes esportivos.

No futuro, podemos esperar ver ainda mais produtos esportivos personalizados e adaptados às necessidades individuais dos atletas, graças à impressão 3D industrial. Isso não apenas pode melhorar o desempenho dos atletas, mas também tornar o esporte mais acessível para pessoas com necessidades específicas.

Além disso, a impressão 3D tem o potencial de reduzir o desperdício e o custo de produção, permitindo que as empresas produzam produtos sob demanda, em vez de terem que criar grandes quantidades de estoque. Isso pode levar a uma produção mais sustentável e eficiente.

Em resumo, a bola de basquete “Airless” da Wilson é apenas um exemplo do potencial ilimitado da tecnologia 3D Printing na indústria esportiva e outras. À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar ver ainda mais inovações e produtos personalizados, que podem melhorar o desempenho dos atletas e tornar o esporte mais acessível e inclusivo para todos.

Consulte a AMS Brasil e descubra como podemos ajudar sua empresa a transformar seus produtos e processos com a aplicação da impressão 3D industrial.

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva. Representamos com exclusividade empresas líderes globais.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre artigos, eventos e novidades.

Conheça a Apium

Impressoras 3D industrial de filamento ligas de PEEK médico e industrial.
NOVIDADE

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

plugins premium WordPress

Solicite um contato e iremos ajudá-lo (a) com maiores informações de produtos

EOS Xperienceday - 19 de Oububro

Como a impressão 3D industrial irá impactar na produção do futuro. Evento Gratuito e Online

Maiores informações e inscrições no link abaixo.

Fale conosco

NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Siga a AMS Brasil

Linkedin

Facebook

Instagram

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em primeira mão as melhores notícias sobre manufatura aditiva, usinagem e tecnologia.

Preencha os campos abaixo para completar seu cadastro.

Obrigado, recebemos seu contato!

Aproveite para assinar nosso mailing e receber conteúdo exclusivo com novidades e notícias sobre Tecnologias, Usinagem e Manufatura Aditiva!​

Preencha os campos abaixo para ser cadastrado em nosso mailling