Confira nossa lista de equipamentos Chiron a pronta entrega

Impressoras 3D Industriais: O Novo Standard Para Processos Produtivos

Com a impressão 3D industrial, as empresas podem produzir peças e produtos sob medida para seus clientes, o que pode levar às economias significativas de custos.

Impressoras 3D Industriais: O Novo Standard Para Processos Produtivos

A impressão 3D está mudando a cadeia de processos produtivos, permitindo que as empresas produzam itens com mais eficiência e flexibilidade. Com a impressão 3D industrial, as empresas podem produzir peças e produtos sob medida para seus clientes, o que pode levar às economias significativas de custos. A impressão 3D industrial é um novo passo além da aplicação para produção de prototipagem rápida. Produzir peças com qualidade e funcionalidades únicas, são algumas das vantagens deste processo.

História da Impressão 3D

A impressão 3D industrial ou manufatura aditiva, surgiu na década de 1980, por Hideo Kodama. A primeira impressora 3D foi criada em 1988. Desde então, a tecnologia da impressão 3D tem evoluído rapidamente, tornando-se uma ferramenta indispensável para a fabricação de produtos em diversos setores. O conceito básico é baseado em construção de objetos tridimensionais camada por camada.

O que são Impressoras 3D Industriais?

As impressoras 3D industriais são aquelas que foram projetadas especificamente para a fabricação em ambientes industriais. A EOS é uma das empresas pioneiras neste segmento de aplicação e uma das maiores empresas do mundo neste mercado. As impressoras industriais apresentam uma série de características que as diferenciam das impressoras 3D tradicionais, como maior robustez, capacidade de funcionar em condições adversas e maior precisão. Grandes mercados como médico, aeroespacial, automotivo, bens de consumo e indústria de óleo e gás. Existe uma forte tendência de aumento da aplicações nas próximas décadas.

Como funcionam as Impressoras 3D Industriais?

As tecnologias de impressão 3D industriais permitem que os fabricantes criem produtos complexos e personalizados com rapidez e precisão. A impressão 3D é um processo de adição de material, em que camadas de material são sobrepostas para criar um objeto tridimensional. As máquinas industriais podem usar diferentes tipos de materiais, como polímeros, metais, cerâmicas ou compósitos, para criar produtos funcionais. Materiais nobres como titânio, aço inoxidável, alumínio, polímeros diversos e até mesmo o ouro estão inclusos na extensa lista de materiais disponíveis no mercado.

Leia: Quais as Melhores Tecnologias de Impressão 3D Para Metais Existentes no Mercado?

As tecnologias de impressão 3D têm sido aplicadas em uma variedade de indústrias, desde a fabricação automotiva até a medicina. Elas permitem que os engenheiros projetem e testem novos produtos antes de serem produzidos em massa, o que pode economizar tempo e dinheiro. Além disso, as máquinas industriais podem produzir peças sob encomenda para clientes específicos, o que é ideal para pequenas séries ou protótipos. As grandes fabricantes estão cada vez mais engajadas em desenvolver máquinas mais produtivas, precisas, flexíveis, amigáveis a operação e adaptadas às tendências de conectividade da indústria 4.0.

Os Benefícios das Impressoras Industriais 3D Para os Processos Produtivos

As 3D Impressoras Industriais estão se tornando cada vez mais populares para uso em processos produtivos. Isso se deve aos vários benefícios que elas oferecem, como aumento da eficiência, redução de custos e maior flexibilidade. É importante salientar que a impressão 3D pode se adaptar a quase todo tipo de fabricação, mas é fundamental analisar se o processo tem reais ganhos com o auxílio desta tecnologia.

Peças que possuem oportunidades de ganhos qualitativos são as que podem gerar estudos de viabilidade positiva. Além disso, analisar se há oportunidades para aplicação o redesenho para a manufatura aditiva é essencial para tirar o melhor proveito destas tecnologias.

Uma das principais vantagens das 3D Impressoras Industriais é a sua alta eficiência. Elas são capazes de produzir peças em menos tempo do que as tradicionais máquinas CNC, o que pode significar um grande aumento na produtividade. Além disso, elas também são mais precisas, o que garante que as peças produzidas sejam de alta qualidade.

Outro grande benefício das 3D Impressoras Industriais é a redução de custos. Como elas são capazes de produzir peças em menor tempo, isso significa que há menos desperdício de material, caso ela reúna características de viabilidade citados acima.

Por fim, as 3D Impressoras Industriais também oferecem maior flexibilidade nos processos produtivos. Como elas podem ser configuradas para produzir peças em diversos materiais e tamanhos, isso significa que é possível adaptar os processos produtivos às necessidades específicas da empresa. Isso pode representar uma grande vantagem sobre as tradicionais máquinas CNC, que tendem a ser mais rígidas e limitadas nas suas opções de configuração.

Os Desafios Enfrentados Pela Impressão 3D Industrial em Processos Produtivos

A impressão 3D já é uma realidade em muitas indústrias e está cada vez mais se tornando uma tecnologia indispensável para a produção de novos produtos. No entanto, ainda existem alguns desafios que precisam ser superados para que ela possa ser totalmente integrada nos processos produtivos.

Um dos principais desafios é aumentar a velocidade da impressão 3D, já que ela ainda é um pouco mais lenta do que as tradicionais técnicas de fabricação quando aplicados em altas produções. Outro grande desafio é diminuir os custos dessa tecnologia durante sua aquisição.

Apesar de possuir uma extensa cadeia de materiais, em alguns casos é um desafio encontrar materiais adequados para a impressão 3D compatíveis com demandas específicas, já que existe um protocolo de desenvolvimento de materiais e varia de tecnologia para tecnologia. Por fim, outro grande desafio é adaptar o processo para a manufatura aditiva, considerando seus ganhos e limitações, assim como em qualquer outro processo produtivo.

A Importância das Impressoras 3D Industriais nos Processos Produtivos Atuais e Futuros

Desde a sua criação, a tecnologia de impressão 3D tem sido aprimorada e hoje é possível produzir peças e produtos com alta precisão e qualidade. As Impressoras 3D Industriais são uma ferramenta essencial para os processos produtivos atuais e futuros, pois permitem a fabricação de peças sob medida, o que reduz o desperdício de material e garante maior precisão na produção, como é o caso de aplicações de implantes médicos customizados diversos.

Além disso, a impressão 3D Industrial oferece maior flexibilidade na produção, permitindo que os designers criem peças únicas e originais. Com a tecnologia de impressão 3D é possível fabricar peças com geometrias complexas que não seriam possíveis de serem produzidas utilizando outros processos produtivos.

Conclusão

Quando se fala em qualidade, é importante entender que nem toda impressão 3D é a mesma ou a mesma qualidade. A impressão 3D é um termo geral e inclui uma grande variedade de diferentes tecnologias que, além de design, materiais e técnicas de pós-processamento, afetam a qualidade final da parte fabricada em termos de durabilidade, precisão e funcionalidade.

Se você já tentou imprimir 3D com uma tecnologia e o resultado final não foi bom o suficiente, geralmente não é uma boa ideia concluir diretamente que a impressão 3D não era adequada para a fabricação da peça. Alguma outra tecnologia pode ser adequada. 

Se você busca maiores informações e análise de seu negócio com um especialista em impressão 3D industrial, ficaremos felizes em te ajudar nesta jornada.

Sobre a AMS Brasil

Somos uma empresa de soluções em engenharia de manufatura com foco em fornecimento de equipamentos e serviços nas áreas de usinagem, manufatura aditiva. Representamos com exclusividade empresas líderes globais.

Solicite um atendimento

Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre artigos, eventos e novidades.

Conheça a Apium

Impressoras 3D industrial de filamento ligas de PEEK médico e industrial.
NOVIDADE

Cadastre-se em nossa lista e receba conteúdos exclusivos!

plugins premium WordPress

Solicite um contato e iremos ajudá-lo (a) com maiores informações de produtos

EOS Xperienceday - 19 de Oububro

Como a impressão 3D industrial irá impactar na produção do futuro. Evento Gratuito e Online

Maiores informações e inscrições no link abaixo.

Fale conosco

NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

Siga a AMS Brasil

Linkedin

Facebook

Instagram

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba em primeira mão as melhores notícias sobre manufatura aditiva, usinagem e tecnologia.

Preencha os campos abaixo para completar seu cadastro.

Obrigado, recebemos seu contato!

Aproveite para assinar nosso mailing e receber conteúdo exclusivo com novidades e notícias sobre Tecnologias, Usinagem e Manufatura Aditiva!​

Preencha os campos abaixo para ser cadastrado em nosso mailling